Um estudo britânico apontou as locações de cinema e seriados de televisão como um dos responsáveis pelo aumento do turismo na região.

Só os filmes do Harry Potter, por exemplo, provocaram um aumento de 120% nas visitas à região de Northumberland, onde fica o Castelo de Alnwick. Em termos financeiros, isso significou R$ 35 milhões de reais gerados pelos turistas. E o melhor é que este efeito não é efêmero. O relatório cita que o filme Trainspotting continua gerando turistas.

“Filmes britânicos e programas de televisão têm um papel poderoso ao mostrar a Grã-Bretanha para o resto do mundo e aumentar o turismo”, disse John Woodward, diretor-executivo no Conselho de Cinema da Grã-Bretanha.

“É muito benéfico que, não apenas nossos filmes tenham sucesso, mas suas locações estejam se transformando em destinos para visitas, com as pessoas tentando reviver seus momentos favoritos do cinema”, afirmou Margaret Hodge, ministra de Cinema e Turismo.

Essa reportagem da BBC de 27/08/07 mostra um dos benefícios do crescimento da indústria do cinema e da tv.

O Brasil deveria ter isso em mente e incentivar mais produções que mostrassem o lado belo e interessante do nosso país.

O crescimento da indústria de cinema está ligado ao turismo e ambos são uma excelente fonte de renda. E ajudaria o nosso povo a recuperar a auto-estima.

Não se trata de produzir apenas contos de fadas ou filmes cartões-postais, mas acho que só produções que mostram miséria e violência não são um bom chamariz.

Acho que felizmente nossos filmes estão melhorando muito, deixando de ser produções intelectualóides e virando produtos de mercado. Tanto que agora são co-produzidos ou distribuidos por empresas tradicionais do cinema americano. Agora, um empurrãozinho do governo, através de mais incentivos, seria ótimo para desenvolver este produto cultural. O público também tem que fazer sua parte, deixando de lado o preconceito contra o nosso cinema e também evitando a pirataria, que pode prejudicar demais uma indústria onde cada centavo e cada espectador conta muito.

A televisão brasileira já tem um produto de qualidade há muito tempo. O que falta ainda é maior variedade de gêneros, de forma a agradar um público mais diferenciado, já que nem todo mundo quer ver a mesma coisa. Faltam produções de ficção-científica, suspense, históricos, guerra, além de mais seriados e desenhos. Novamente, acredito que é apenas questão de querer fazer, pois creio que temos plenas condições de produzir o que quizermos.

Postado por Tags: , , , , , Categorias: Editorial, TV & Cinema
286

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

Deixe uma resposta