Shalom! Feliz Rosh Hashaná! Feliz ano 5768! Está iniciando o novo ano judaico.

Rosh Hashaná significa literalmente “cabeça do ano”, por isso é tradição dos judeus comer cabeça de peixe neste dia. Bem, essa tradição eu acho que pode ser dispensada! Mas o peixe ainda é uma boa dica, sendo escolhido porque ele nada para frente. Olha o sincretismo: isso parece coisa de Iemanjá e das simpatias do nosso reveillon…

Maçã com mel – preparado para adoçar o ano novo – também é muito tradicional e deve ser delicioso. Fiquei com água na boca. E como não conheço melhor maneira de se começar um ano do que com muita comida boa, aqui vão algumas receitas da culinária judáica típicas de Rosh Hashaná:

Hungarishe Fish (peixe)

Ingredientes
1 cebola bem picada
manteiga para untar
1 pote de iogurte natural
1 colher (café) de páprica
1 colher (café) de cominho sem sementes
1/2 kg de filé de peixe (pescada branca, merluza, linguado)
sal e pimenta-do-reino a gosto
Preparo
Tempere os filés de peixe com sal e pimenta-do-reino e coloque-os numa assadeira untada. Misture todos os outros ingredientes e cubra os filés. Leve ao forno alto, preaquecido, e asse por 15 minutos. Sirva com arroz.

Compota de maçã
6 porções – 15 minutos

Ingredientes
5 maçãs fuji grandes, descascadas e cortadas em oito pedaços
Suco de 1 limão
10 ameixas pretas sem caroço (100g)
10 damascos (100g)
água; açúcar ou adoçante a gosto
Preparo
Corte as maçãs em oito partes cada uma e regue com o suco do limão para que elas não escureçam. Coloque os ingredientes em uma panela com água mineral (até cobrir as maçãs) e deixe ferver até que o garfo entre com facilidade na maçã. Adoce a gosto e sirva. Se desejar, adicione uvas passas.

Bolo de mel
20 porções – 1h20 minutos médio

Ingredientes
500g de açúcar; 6 ovos; 1 copo de mel; 1 copo de café bem forte; 1 copo de óleo; suco e casca ralada de 1 limão; 600g de farinha de trigo; 11/2 colher (sopa) de fermento em pó; 1 colher (café) de bicarbonato; 1 maçã ácida ralada com casca no ralador grosso; 150g de uvas passas brancas sem semente; 300g de nozes. Para a calda de chocolate: 700g de chocolate em barra meio amargo e 300g de creme de leite
Preparo
Bata bem o açúcar, as gemas e o mel até formar um creme. Junte o óleo, o café, o suco e a casca do limão. Adicione lentamente os ingredientes secos, em seguida a maçã, as passas passadas na farinha, as nozes partidas em pedaços e, por fim, as claras em neve. A massa rende bastante, por isso unte uma fôrma retangular grande e uma redonda pequena com óleo e papel. Separe algumas nozes em metades, passe na farinha e jogue em cima da massa. Asse em forno médio até o palito sair seco. Tire o bolo da fôrma quando tiver quase frio. Calda de chocolate: Em banho-maria, derreta o chocolate com o creme até adquirir consistência de calda. Regue o bolo.

Fontes: Terra e Coisas Judaicas

Postado por Tags: , , , , Categorias: Curiosidades, Variedades
314

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

Deixe uma resposta