”Parabéns, Parabéns / Saúde, Felicidade / Que tu colhas, sempre todo o dia / paz e alegria na lavoura da amizade”

Esse era o som escutado dia 15/09, quando aproximadamente 4000 torcedores foram até o treino do Grêmio, para comemorar o aniversário de 104 anos do clube gaúcho.

ImageShack

Como diz o hino, com o Grêmio onde o Grêmio estiver.

HISTÓRIA

  • O paulista Cândido Dias foi o responsável pela fundação do Grêmio.
  • Com ele chegou a Porto Alegre, segundo muitos, a primeira bola de futebol da capital gaúcha. A bola deu origem à primeira “pelada” e este primeiro jogo rendeu uma reunião no dia 15 de setembro de 1903 num prédio na Rua José Montaury – centro de Porto Alegre. Trinta e trés jovens compareceram e Carlos Bohrer foi eleito o primeiro presidente do Grêmio Foot-ball Portoalegrense, sem jamais imaginar a projeção mundial que o recém-nascido clube um dia alcançaria.
  • As cores escolhidas para o clube foram o havana (quase alaranjado) e o azul. A falta de tecidos havana no comércio fez com que houvesse uma alteração no uniforme. A cor foi substituída pelo preto, com a incorporação posterior do branco.
  • O primeiro estádio efetivo do clube foi a Baixada do Moinhos de Vento, que ficou conhecido como “fortim”, dada a dificuldade dos adversários baterem o time em seus redutos.
  • Nos anos 30 surgiram os primeiros grandes ídolos: Eurico Lara, o goleiro que virou lenda; Luiz Carvalho, o “rei da virada” que viria a ser tudo no clube, inclusive presidente nos anos 70; Oswaldo Rolla, o “Foguinho”, que revolucionaria o futebol gaúcho anos depois no cargo de treinador do próprio Grêmio, dando ênfase ao futebol-força ou ainda Luiz Luz, zagueiro com passagem pela seleção brasileira.
  • Em 1954 o clube trocou de casa. Saiu do “Fortim da Baixada” e se transferiu para o moderno Estádio Olímpico. A mudança abriu uma era de conquistas com os gremistas comemorando, a partir de 1956, nada menos do que 12 títulos estaduais em 13 anos. Foi a geração de craques com o zagueiro Aírton, o meia Gessi, o centroavante Juarez – o “tanque” ou o lateral Ortunho.
  • Em 1980, o clube concluiu a ampliação do Estádio Olímpico, que passou a se chamar Olímpico Monumental
  • Os anos 80 foi os melhores vividos pela torcida. Eram os tempos de Renato Gaucho, Mario Sergio, De Leon, Tita, o goleiro Mazzaropi e as conquistas do Brasileiro, Libertadores de America, Mundial Intercontinental e de quebra a Copa do Brasil, Estaduais e varios torneios nacionais e internacionais.


CURIOSIDADES

  • Acima do escudo do clube, na camiseta, estão três estrelas em cores diferentes. Uma significa os títulos nacionais, outra significa as conquistas da Libertadores da Amêrica e a terceira (dourada) lembra o título mundial.
  • Até os anos 50 o Grêmio nunca havia admitido um jogador negro. Tesourinha, ex-craque do arqui-rival Internacional, quebrou o preconceito ao sair do Vasco para jogar no Grêmio em 1953. Desde então não existe qualquer tipo de preconceito.
  • O primeiro jogo de futebol disputado pelo Gremio foi em 1903 contra o Fussball Club Porto Alegre, o resultado até hoje permanece desconhecido.
  • O Grêmio tambem inaugurou o rival Internacional em 1909. Na primeira partida entre ambos (que tambem era a primeira partida do recem fundado Internacional), o Gremio aplicou a maior goleada entre os dois clubes – 10 a 0.
  • Alcindo é o maior artilheiro da história do Grêmio com 261 gols no periodo de 1963 a 1971.
Postado por Tags: , , , Categorias: Curiosidades, Esporte
329

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

Deixe uma resposta