Revolta

Não, não é mais uma campanha do tipo “Basta”, “Chega” ou “Xô”, cheia de manipulação política. Não vou nem fazer bannerzinho ou pedir divulgação nem comentários. Este é apenas um post pra desabafar que não aguento mais o nível do crime e da impunidade desse país.

Violência

No telejornal esta manhã, assisto reportagem sobre punks em São Paulo matando um vendedor de pizza – pai de um bebê de 6 meses – no domingo passado porque este não concedeu um desconto de 40 centavos em pizza de 1 real (entre os assassinos estava uma mulher), e neste sábado novo grupo de punks perseguiu e agrediu um grupo de jovens, enviando um deles para o hospital com politraumatismo. Foram presos e autuados. Mas quanto tempo vão ficar na cadeia? Aprenderam alguma coisa? Claro, aprenderam que você pode agredir, arrebentar uma pessoa e até mesmo matar e sair livre.

O Presidente da OAB-RJ briga com o Governador do Rio de Janeiro (que parece que descobriu que enfrentar o crime dá votos) porque a polícia enviou um helicóptero para salvar outros policiais que estavam sendo assassinados por traficantes. Ah, mas para salvá-los a tripulação do Águia teve que abater os bandidos. E isso não pode. Só pode morrer policial e pessoas civis. Se bandido morre é repressão da ditadura, é extermínio, é feio.

OAB

Vá plantar batatas! Odeio a OAB. Eles deviam cuidar das condições de trabalho dos advogados, que é o que um Conselho Profissional faz, em vez de se meter em todos os assuntos do país. Você não vê os Conselhos de Medicina, de Economia, de Engenharia, do Administrador de Empresas, de Arquitetura, etc, dando pitaco em tudo, especialmente se metendo em política. Mas o que esperar de uma categoria que tem como tradição o “Dia do Pendura”, onde estudantes das leis burlam a lei, consumindo produtos e serviços de restaurantes saindo sem pagar, prejudicando os trabalhadores e empresários honestos, mas que não foram agraciados com a divina carteirinha da OAB? Qual o artigo no código civil para este tipo de roubo? A revolta não é contra todos advogados, até porque – da mesma que forma que existem policiais honestos também existem advogados honestos e bem intencionados – mas contra a OAB e certos “Profissionais de Gérson”.

Colarinho Branco

E por fim, é importantíssimo falar do Presidente e da Diretoria da Cisco, empresa multinacional de equipamentos de informática. Dois anos de investigação da Polícia Federal (aliás, esses caras mereciam um filme falando do bom trabalho deles), prenderam essa corja contrabandista e fraudadora que deu um prejuízo de cerca de 1,5 bilhão de reais em impostos desde 2002, mas já está todo mundo solto e de volta a seus cargos.

Sobre esse fato vale lembrar que houve uma gritaria, a meu ver manipulada, criando um pânico de que devido a ação da PF faltariam equipamentos e manutenção da Cisco, prejudicando diversos setores da economia, e incluindo a possibilidade da internet parar no Brasil. Rídiculo. E mesmo que fosse verdade, nada justifica permitir um crime. E cada real de imposto sonegado, é um real de imposto que será cobrado a mais sobre as pessoas e empresas honestas.

É interessante notar também que sempre reclamamos do governo não afastar pessoas acusadas de algo ilegal dos seus cargos. E o que essa empresa multinacional faz? A mesma coisa! Onde estão os neo-liberais agora? Aquele povo que acha que o governo (não importa qual) faz tudo errado, rouba e encobre, enquanto as empresas privadas seriam um céu de anjos empreendedores que só trazem o bem para a nação? O que eles têm a dizer sobre isso?

Não Estou Só

Não é a toa que o filme Tropa de Elite fez um sucesso estrondoso. AINDA BEM que fez sucesso. Independente de qualquer polêmica em relação à polícia e seus métodos, o que isso mostra é que tem muita gente que ainda torce pros “mocinhos”, que ainda acha que os “vilões” devem ser punidos, em vez de chorar por eles, torcer por eles, ou pior, querer tornar-se um deles.

Postado por Tags: , , , , , Categorias: Editorial
381

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro.

  1. Ontem assisti o filme… Achei sensacional… Um filme desses tem que levar tudo que é prêmio, simplesmente animal. E essa visão de que a polícia é a malvada, e os coitadinhos são os traficantes é totalmente parva.

    O medo que os traficantes tem desses soldados do bope é demais. Alguém tem que fazer com que os fdps fiquem com medo…

Deixe uma resposta