ImageShack

Hoje, dia 28 de outubro, é o Dia Internacional da Animação. Comemora-se este ano os 115 anos do cinema de animação ocidental (a base do “projetor” Zoetrope foi inventada na China em 180 dC): Em 28 de outubro de 1892, em Paris (3 anos antes da famosa apresentação do cinematográfo pelos Irmãos Luimére), deu-se a primeira exibição pública de imagens animadas, no Museu Grevin. O autor da façanha foi o professor de ciências francês Charles-Emile Reynaud, que exibiu suas obras pioneiras: Pauvre Pierrot (pobre pierrot), Le Clown et ses Chiens (o palhaço e seus cachorros) e Un Bon Bock (uma boa cerveja). Essas obras consistiam cada uma em 300 a 700 imagens coloridas pintadas a mão e duravam 15 minutos. Os três filmes foram exibidos por um bom tempo no programa Pantomimes Lumineuses, através da invenção de Reynaud, uma evolução do Zoótropo e da Lanterna Mágica: o Praxinoscópio.

Já existiam formas de animação anteriormente, mas eram vistas como bugigangas e passatempos de alguns endinheirados com muito tempo nas mãos. Estes foram os primeiros a utilizar-se de uma história, direção, desenvolvimento e outros aspectos presentes no cinema até hoje.

Provando que nem tudo está disponível no You Tube, nenhum desses três pequenos filmes animados podem ser encontrados lá. Mas não é preciso chorar, pois o You Tube tem outra obra de Reynaud, Autor d’une Cabine (1895 segundo o IMDB e 1894 segundo o YouTube):

Para saber mais sobre o surgimento do cinema de animação leia aqui,e para ver uma rápida história do cinema em geral visite este site.

Postado por Tags: , , , , , , Categorias: Arte & Cultura, Curiosidades, TV & Cinema, Vídeo
396

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

Deixe uma resposta