Muitos já devem ter se perguntado o que é RSS ou Feeds (fontes) Rss, pra que serve, ou então nem sabem ainda da existência dessa maravilha. Eu vos digo, é uma das melhores invenções dos últimos tempos.

O que é Feed, ou RSS?

RSS é a sigla para Really Simple Syndication, que é a versão atual, a 2.0.

  • Rich Site Summary (RSS 0.91)
  • RDF Site Summary (RSS 0.9 e 1.0)
  • Really Simple Syndication (RSS 2.0)

Tá, mas pra que serve o RSS?

É o seguinte, o RSS é um conjunto de instruções XML que servem para disponibilizar o conteúdo de um site para ser acessado por programas, ou sites agregadores.

Hein?

Na prática, serve pra você receber em um lugar só as diversas atualizações dos sites e blogs que você gosta.

Quais são esses programas?

Existem diversos programas disponíveis para ler os RSS, entre os mais famosos estão:

Ou ainda podes usar um agregadores online, como o Google Reader, Bloglines, My Yahoo, Netvibes e outros tantos…

Depois de escolhido o programa, como faço pra ler?

Pra cadastrar o feed, é muito simples. Os feeds geralmente estão indicados por ícones como este aqui:

feed-icon-128x128

Ou talvez um desses aqui:

rss-icon-collection

Então, depois de localizar o RSS na página, basta clicar nele, e adicionar no seu agregador. Alguns agregadores já são inteligentes o suficiente, e cadastram automaticamente o feed, já outros, precisam de uns cliques a mais pra configurar tudo certinho.

O RSS também pode estar disponível na barra de endereços, dependendo do navegador que está sendo utilizado. Veja o exemplo na imagem abaixo:

feed-url

Cicar neste ícone, é a mesma coisa que clicar em alguns dos ícones mostrados nas imagens de cima. Em alguns sites, é uma mão na roda, já que os donos praticamente escondem o endereço do feed.

Posso ter dois agregadores instalados?

Podes ter quantos agregadores quiser, mas não faz sentido, já que receberás todas as atualizações duplicadas. (Uma vez em cada agregador). Só é útil para duas pessoas que usam o mesmo computador não misturarem seus feeds.

Posso cancelar a assinatura de RSS de um site sem prejudicar a assinatura dos outros?

Sim, cada feed RSS é independente.

Posso cancelar a assinatura de RSS de um agregador e mante-la em outro?

Sim. Um agregador funciona separadamente de outros. Isto é útil se duas pessoas que usarem feeds dividirem um computador, cada um pode ter o seu agregador.

Qual a conclusão disso tudo?

A grande vantagem dos feeds é a de centralizar toda a informação que tu acha pertinente (afinal é tu quem escolhe o que quer assinar), em um lugar só, sem precisar ir pulando de site em site pra se manter atualizado.

E o meu leitor preferido, é o Google Reader, pois eu consigo manter meus feeds disponíveis para consulta online, o que facilita muito pra quem vai usar em mais de um computador.

Enfim, espero ter esclarecido um pouco mais esse lance de Feed pra cá, RSS pra lá. Qualquer dúvida, deixe um comentário, ou mande um e-mail pela aba CONTATO.

Ah, não esqueça de assinar aqui o Feed do Blog do News Errado!

Ou aqui:

feed-icon-128x128

Texto adaptado da Wikipedia e do Inovavox.

Postado por Tags: , , , Categorias: Editorial, Internet
510

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

4 Comentários

  1. […] de um belo tutorial apresentado aqui pelo William, assista esse pequeno video legendado que procura mostrar o que é […]

  2. […] Pessoal, não sei se vocês têm o hábito de visitar a nossa página Hall da Fama, mas se não o fazem, deveriam. Tem vários sites legais e eu mesmo costumo usá-la como uma espécie de Bookmark: em vez de colocar mais um nos Favoritos, entupindo e entulhando a lista, eu coloquei o NewsErrado (dãã) e aí vou em Hall da Fama e visito os outros sites. Claro que em alguns casos eu acabei optando por assinar os feeds de RSS. […]

  3. […] tentar me atualizar sobre tudo no mundo da internet, eu leio feeds, (se não sabe o que são, leia este post) eles me auxiliam na busca de notícias todos os […]

  4. […] Em março de 2008, tínhamos cerca de 40 assinantes de feeds, em média. Embora a curva de assinantes fosse crescente, estava difícil alcançar a marca de 100. Em análise de Bolsa de Valores, chamamos isso de “ponto de resistência”. E uma vez quebrada essa resistência, as assinaturas voltaram a crescer: em agosto/08 tínhamos 170 leitores de feeds. O novo ponto de resistência e objetivo a ser alcançado era 200. Chegávamos perto, alcançávamos a casa dos 190, mas voltava a cair. Finalmente, na véspera do aniversário de 2 anos, conseguimos alcançar o número mágico dos 200 assinantes! Agora vejamos qual será o novo ponto de resistência…  se quiser nos ajudar a vencê-lo também, assine nosso feed aqui e se está perdido sobre o que é um “feed”, de onde vem e do que se alimenta, leia esse post explicativo. […]

Deixe uma resposta