O calendário chinês é o mais antigo registro cronológico que há na história dos povos, tendo sido introduzido em 2637 a.C. por Huang-Ti, ou Senhor Amarelo (embora há quem afirme que sua origem se deu há mais de 5 mil anos).

O ano começa sempre em uma lua nova, entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro, pois sua base principal é o calendário agrícola. Em 2008, o ano novo chinês terá início em 07 de Fevereiro.

horoscopo

São doze signos no horóscopo chinês. Segundo uma lenda, cada um representa um dos animais que atenderam a um chamado de Buda (os outros não foram): rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cachorro, porco – por ordem de chegada. Cada signo rege um ano inteiro, criando ciclos de 12 anos. Em 2008, inícia-se um novo ciclo, com o primeiro animal do Zodíaco: o RATO.

É interessante fazer um parêntesis aqui: o horóscopo japonês utiliza os mesmos signos que o chinês. Entretanto, os regentes foram substituídos por deuses xintoístas. O Imperador do Japão, que era considerado um deus, resolveu simplificar a vida de todos fixando o início do ano astral no próprio oshogatsu – o primeiro dia do ano novo. Assim, para o horóscopo japonês o Ano do Rato já se iniciou em 01/01/08.

Os nativos de Rato são criativos, charmosos, solucionadores de problemas, imaginativos, trabalhadores hiperativos e respeitados por sua capacidade em resolver situações difíceis. Ambiciosos, obsessivos, oportunistas e controladores, eles têm sangue quente e são agressivos, precisando relaxar com mais freqüência. Quando têm pouco dinheiro, eles pechincham, pesquisam e economizam, mas quando há abundância, eles tornam-se perdulários, gastando sem medir também.

mikeHoroscopo

Claro que assim como o horóscopo ocidental considera outras características,  como o Ascentente, o horóscopo chinês também leva em consideração uma série de fatores além do signo, como o animal interior e o animal secreto.

Uma curiosidade: o Brasil, cuja independência se deu em 1822, é do signo de Rato.

Para saber mais, visite nossas fontes: wiki em inglês, wiki em português, quediaéhoje, nippobrasil, sonoo.

Postado por Tags: , , , , , , Categorias: Arte & Cultura, Curiosidades, Utilidades, Variedades
610

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

2 Comentários

  1. […] mas voltando aos chineses, o ano do rato se encerrou e entramos agora no ano do boi (ou búfalo). O que sabemos desse signo? Bem, de acordo […]

  2. […] prosseguimento às comemorações do Ano do Rato, resolvi listar alguns ratos famosos da ficção. A lista não segue ordem de importância, […]

Deixe uma resposta