Well, ainda estou me familiarizando com o Linux. E tenho muitas dúvidas.

Estou aprendendo sozinho (sozinho com toda a internet é claro, hehe), e em muitos sites encontro dicas, mas elas não estão bem explicadinhas e mastigadinhas, tornando mais complicada a vida do ananá usuário aqui. Ainda bem que o Feijó, isso, aquele do Legendas tem uma paciência de Jó e sempre me ajuda.

Vou começar postando comandinhos simples, mas que ajudam bastante a vida de quem não entende nada.

Informações sobre os processos

Quer ver o “Gerenciador de tarefas” no linux? Digite top no terminal e aprecie a vista. Pra encerrar, aperte a tecla q. Aqui mais detalhes e explicações sobre o comando top e os parâmetros que ele apresenta.

Informações sobre Processador e Memória

Pra saber tudo sobre processador e memória, utilize os comandos cat /proc/cpuinfo e cat /proc/meminfo. E pra mais detalhes sobre o cat, fica o link.

O cat pode ser utilizado em conjunto com o grep, pra “filtrar” a saída, veja um exemplo:

Com o cat /proc/cpuinfo ele vai retornar todas as informações sobre o processador: vendor_id, model name, cpu MHz, cache size e etc…

Pra facilitar a busca pelo dado que tu quer retornar, por exemplo, apenas o valor do clock da cpu, utilize o comando: cat /proc/cpuinfo | grep ‘cpu MHz’

Essas dúvidas não ajudam os usuários mais avançados, mas com certeza os iniciantes ficarão felizes 😛 (eu espero que fiquem).

Postado por Tags: , , , , , , , , , , , , Categorias: Arte & Cultura, Utilidades
612

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

Deixe uma resposta