Descoberto um sistema solar a 5.000 anos-luz da Terra que aparenta ser uma miniatura de nosso próprio sistema.

Crédito: KASI - CBNU - ARCSEC (KASI - Korea Astronomy and Space Science Institute, CBNU - Chungbuk National University, ARCSEC - Astrophysical Research Center for the Structure and Evolution of the Cosmos.)

Foi encontrado um planeta com 70% da massa de Júpiter e outro com 90% da massa de Saturno, orbitando um sol avermelhado à metade da distância que Saturno e Júpiter orbitam nosso próprio sol. A estrela deste sistema tem aproximadamente metade da massa do sol.

Nenhum dos dois planetas tem condição de sustentar vida mas os cientistas dizem que há espaço no sistema para planetas rochosos semelhantes à terra.

A expectativa dos astrônomos é que sistemas solares semelhantes ao nosso sejam mais comuns do que o que já foi observado até o momento.

Histórico

Em 1995 o primeiro planeta extra-solar foi encontrado e, desde então mais de 250 se juntaram e ele na coleção dos astrônomos. Geralmente são grandes planetas da classe dos gigantes gasosos, como Júpiter ou até maiores, normalmente orbitando próximos de seu sol e até em órbitas mais próximas do que Mercúrio. São sistemas bastante diferentes do nosso e planetas sem condição alguma de sustentar vida como a conhecemos.

A detecção de planetas é feita em sua grande maioria, pela observação da interferência da gravidade do planeta sobre a estrela. Este é o motivo de serem detectados quase só planetas gigantes que possuem massa suficiente para influenciar sua estrela de forma detectável.

Lente Gravitacional

O novo sistema solar foi detectado pela técnica de Lente Gravitacional, que ocorreu quando uma estrela passou exatamente em frente a outra alinhada perfeitamente com a Terra e teve sua presença amplificada pelo efeito gravitacional. É um evento raro mas que abre novas possibilidades de detecção de planetas extra-solares.

Fontes: The New York Times, National Science Foundation

Postado por Tags: , , , , , , , , Categorias: Ciência & Tecnologia
648

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

Deixe uma resposta