Na noite de 20 para 21 de fevereiro todo o Brasil poderá observar um eclipse lunar total, o próximo desta magnitude será apenas em 2015.

Courtesy of Fred Espenak, NASA's GSFC

Um eclipse lunar ocorre quando a lua passa pelo cone de sombra projetado no espaço quando esta passa entre o sol e a lua. Estes eclipses sempre ocorrem na fase de lua cheia e são cerca de 3 por ano mas, menos da metade são totais e são visíveis apenas em partes do globo terrestre.

Na noite do próximo dia 20 de fevereiro a lua começará a entrar na sombra terrestre por volta de 22:43, a fase total se inicia à 00:01 e vai até 00:51. Neste período a lua fica totalmente imersa na sombra da Terra sendo praticamente invisível. A Lua voltará a ser totalmente visível às 02:09 da madrugada do dia 21.

Todos os tempos estão conforme o horário oficial de Brasília.

Outros eclipses lunares

Em 16 de agosto de 2008 teremos outro eclipse lunar visível no Brasil mas será parcial. Apenas em 2015 haverá outra oportunidade de tal magnitude para se observar um eclipse lunar total em território brasileiro.

Para mais detalhes sobre este eclipse e outros veja os links das fontes abaixo ou no mapa no início do post.

Fontes: NASA, IAU2009, Discovery Channel

Postado por Tags: , , , , , , Categorias: Arte & Cultura, Ciência & Tecnologia, Variedades
651

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

4 Comentários

  1. […] Eclipse lunar total dia 20 de fevereiro […]

  2. […] 1.000 por dia que está se sustentando. Conseguimos algumas marcas importantes como o post sobre o eclipse lunar do dia 20 de fevereiro que foi, praticamente um furo noticioso e acabou sendo referenciado por diversos blogs. É o post […]

  3. […] Informações descaradamente copiadas de newsErrado. […]

Deixe uma resposta