A vigésima edição da Copa do Brasil já começou. São 64 times que disputam o título do segundo campeonato mais importante do país. A escolha dos times, com base no regulamento da competição, vem através das resultados dos torneios estaduais e também da classificação dos clubes segundo o ranking da CBF. A Copa do Brasil é um excelente momento para pessoas acostumadas somente com os “grandes” clubes do futebol brasileiro, assistirem times de outras regiões, que muitas vezes tem bastante qualidade, mas ainda não o suficiente para chegar no Campeonato Brasileiro. Os times “grandes” também ficam de olho nesses clubes menores, pois geralmente os destaques, são suas futuras contratações a baixo-custo e ótimo rendimento. Então, a Copa do Brasil se torna a grande vitrine dos jogadores brasileiros em busca de novos salários e troca de time.

Confira abaixo alguns dados sobre a Copa do Brasil.

Clubes participantes

ABC-RN
ABC-RN
Águia Negra
Águia Negra
América-SE
América-SE
Atlético-GO
Atlético-GO
Atlético-MG
Atlético-MG
Atlético-PR
Atlético-PR
Atlético-RR
Atlético-RR
Bahia
Bahia
Baraúnas
Baraúnas
Barras
Barras
Botafogo
Botafogo
Bragantino
Bragantino
Brasiliense
Brasiliense
Cacerense
Cacerense
CENE
CENE
Central
Central
Chapecoense
Chapecoense
Corinthians
Corinthians
Corinthians-AL
Corinthians-AL
Coritiba
Coritiba
Coruripe
Coruripe
Criciúma
Criciúma
Democrata
Democrata
Fast Clube
Fast Clube
Fortaleza
Fortaleza
Goiás
Goiás
Grêmio
Grêmio
Grêmio Jaciara
Grêmio Jaciara
Guará
Guará
Guarani
Guarani
Icasa
Icasa
Imperatriz-MA
Imperatriz-MA
Internacional
Internacional
Itabaiana
Itabaiana
Ituiutaba
Ituiutaba
Jaguaré
Jaguaré
Juventude
Juventude
Juventus-SP
Juventus-SP
Linhares
Linhares
Madureira
Madureira
Maranhão
Maranhão
Nacional de Patos-PB
Nacional de Patos-PB
Nacional-AM
Nacional-AM
Náutico
Náutico
Palmas
Palmas
Palmeiras
Palmeiras
Paraná
Paraná
Paranavaí
Paranavaí
Portuguesa
Portuguesa
Remo
Remo
Rio Branco-AC
Rio Branco-AC
River-PI
River-PI
Roma-PR
Roma-PR
Santa Cruz
Santa Cruz
São Caetano
São Caetano
Sousa
Sousa
Sport
Sport
Trem-AP
Trem-AP
Tuna Luso
Tuna Luso
Ulbra-RO
Ulbra-RO
Ulbra-RS
Ulbra-RS
Vasco
Vasco
Vitória
Vitória
Volta Redonda
Volta Redonda

 

Números de participantes por estado:

Copa_do_Brasil_2008

 

Curiosidades (segundo wikipédia)

  • O Grêmio foi o primeiro clube campeão da Copa do Brasil (1989). Foi também o primeiro clube a conquistá-la 2 vezes (em 1994), o primeiro clube a conquistá-la 3 vezes (em 1997) e o primeiro clube a conquistá-la 4 vezes (em 2001).
  • A Copa do Brasil foi criada, em princípio, para aplacar o descontentamento das federações de Estados com menor tradição no futebol nacional, cujos representantes dificilmente teriam a oportunidade de enfrentar um “clube grande” durante o ano após o “enxugamento” do Campeonato Brasileiro feito em 1987, com a criação da Copa União. Entre 1973 e 1986, o Brasileirão contou sempre com a presença de pelo menos um representante (normalmente o campeão do ano anterior) de cada federação que mantivesse um campeonato disputado profissionalmente (os Estados com maior força tinham um número maior de representantes, também inseridos de acordo com a classificação no campeonato estadual do ano anterior). O Campeonato Brasileiro chegou a ser disputado por 94 times, em 1979 (em 1986 eram 44).
  • A Copa do Brasil não despertava o interesse da grandes emissoras de televisão até o
    SBT comprar os direitos de transmissão do torneio de 1995. Antes, o torneio era disputado apenas pelos campeões estaduais, além dos vices de nove estados selecionados por terem as maiores médias de público no ano anterior. A emissora de Sílvio Santos fez com que a CBF aumentasse o número de vagas, convidando alguns clubes grandes que não estariam classificados para disputar o torneio, o que aumentou o apelo mercadológico da competição, e a transformou no segundo troféu mais cobiçado do calendário futebolístico brasileiro.
  • Em sua história, a Copa do Brasil já teve repetidos dois confrontos em finais: Corinthians x Grêmio e Palmeiras x Cruzeiro. Curiosamente, quem ganhou a taça na primeira decisão “levou o troco” na segunda: o Corinthians ganhou o título de 1995 em cima do Grêmio, que se vingaria em 2001. Já o Cruzeiro, venceu o Palmeiras em 1996, mas em 1998, em uma nova final, a taça acabou indo para o Parque Antártica.
  • Em 18 edições passadas, a Copa do Brasil jamais foi decidida nos pênaltis. Isso por muito pouco não aconteceu em 1998, quando a vitória de 1 a 0 do Palmeiras no Morumbi provocaria essa disputa. Porém, aos 44 minutos e meio do segundo tempo, Oséas marcou o segundo gol alviverde e deu o título ao clube do Parque Antártica, mantendo a escrita (ver decisões dramáticas, abaixo).
  • Corinthians e Flamengo são os únicos que foram campeões vencendo as 2 partidas das finais. O Corinthians em 1995 contra o Grêmio (1 x 0 e 1 x 0) e o Flamengo contra o Vasco (2 x 0 e 1 x 0).
  • A maior goleada da história da competição ocorreu no dia 4 de março de 1991 no Estadio Indêpendencia em Belo Horizonte, quando o Atlético (MG) aplicou sonoros 11 a 0 no pobre Caiçara (PI). O placar do estádio só possuia espaço para registrar 9 a 0, onde ficou até o fim da partida. Em 28 de março de 2001, o São Paulo goleou o Botafogo (PB) por 10 a 0.
  • Em 2006, pela primeira vez na história do torneio, dois times da mesma cidade se enfrentaram na final: Flamengo e Vasco, sendo que o primeiro sagrou-se campeão.

OS GRANDES CAMPEÕES


Cruzeiro
2003/2000/1996/1993

Grêmio
2001/1997/1994/1989

Flamengo
2006/1990

Corinthians
2002/1995

Fluminense
2007

Paulista
2005

Santo André
2004

Juventude
1999

Palmeiras
1998

Internacional
1992

Criciúma
1991
 

 

Quem mais Participou


Atlético (MG)
19 Vezes

Vitória (BA)
19 vezes

Remo (PA)
18 vezes

Vasco (RJ)
18 vezes

 

Estados Campeões (em número de títulos)


RS
6

SP
5

MG
4

RJ
3

SC
1
 

 

Outras Informações e fontes de referência:

657

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro.

  1. Mário disse:

    e eu gostaria de saber se agora que acabou a libertadores e a copa do brasil se vão dar o titulo ao flamento, ao flamengo ou qq outro nome que indique o mesmo time, já que eles “devia” estar participando.
    “DÃAAAA”

  2. Ellen, de acordo com as novas regras da competição, quem está na Libertadores, não mais participa da copa do Brasil, mesmo o Flamengo tendo sido eliminado de uma competição, ele não tem direito a entrar em outra que já está ocorrendo. Mas tenho certeza que ano que vem o Flamengo estará na Copa do Brasil novamente ano que vem para alegria dos seus torcedores.

  3. Elleen disse:

    eu gostaria de saber se agoara que o flamengo não esta mais na libertadores se eles esta participando da copa do brasil?

  4. João, o Flamengo (tu escreveu Flamento, mas como não conheço nenhum time com esse nome, vou responder pelo que conheço), está na Libertadores, por essa condição, nas novas regras da Copa do Brasil, ele não pode disputar os dois campeonatos. Mas creio que ano que vem ele tá por aí de novo… pelo menos na vontade do Tonho aqui do Blog…

    []’s Valeu pelo comentário.

  5. João Tadeu Rodeigues de Souza disse:

    Gostaria de saber se o Flamento está disputando a Copa do Brasil de 2008, e se não está, por que.
    Obrigado.

Deixe uma resposta