Artigo extra e final sobre o gigantesco acelerador de partículas LHC e em especial sobre o detector ATLAS, com fotos VR e curiosidades sobre este fantástico equipamento.

Bom, eu pretendia fazer esta série de textos sobre o LHC em 3 partes mas como ficou um tanto longo, acabei dividindo em 4 partes. Neste último texto vou falar apenas sobre amenidades e mostrar algumas das imagens mais fenomenais que já vi, para isto você precisará ter instalado em eu computador o Apple Quicktime à fim de poder apreciar as fotos em visão panorâmica de 360º.

Clicando nas imagens acima, uma nova página irá abrir com uma foto panorâmica do Atlas, você poderá girar ela em qualquer direção e ampliar detalhes ou se afastar para ver a imagem completa, as fotos tem um fundo sonoro para dar ambientação, é muito bacana mesmo.

Mais fotos como estas e de outros temas podem ser vistas diretamente no site do fotógrafo Peter Mccready, tem trabalhos muito interessantes lá.

Curiosidades

Como já foi dito, o LHC fica na fronteira entre Suíça e França, tem 27Km de extensão (26.659 metros mais precisamente) e foi construído a 100 metros de profundidade média.

  • Custou cerca de 3 bilhões de Euros
  • 9.300 magnetos supercondutores refrigerados por Hélio líquido superfluido a -271,3ºC (1,9 K)
  • Em velocidade máxima os prótons circularão 11.245 vezes por segundo pelo anel de 27Km
  • 600 milhões de colisões ocorrerão a cada segundo, em média
  • Ao colidirem os prótons gerarão uma temperatura 100 mil vezes superior à do centro do sol
  • O Detector ATLAS tem 25 metros de diâmetro e 46 metros de comprimento. Pesa 7 mil toneladas
  • O Detector ALICE tem 16 m de diâmetro e 26 de comprimento mas pesa 10 mil toneladas
  • O Detector CMS tem 15 m de diâmetro e 21 de comprimento, com 12 mil toneladas
  • Juntando os fios supercondutores usados no LHC eles dariam a volta na Terra 6,8 vezes
  • Serão produzidos 700Mb/s de dados ou 15Pb (petabytes) por ano
  • O consumo estimado de energia para 2009 é de 800 mil MW

Muitas curiosidades sobre o Atlas podem ser achadas no site Atlas Experiment.

Final

O LHC é o mais ambicioso projeto científico da humanidade em todos os tempos, seu sucesso pode mudar a forma como o universo é compreendido e, ver tamanho empreendimento ser finalizado e posto em funcionamento, é uma daquelas coisas que dá um certo alívio e um certo orgulho desta raça da qual fazemos parte.

Ainda temos esperança.

Fontes: VRMag, ATLAS Experiment, Peter Mccready, CERN LHC Guide faq (PDF)

Postado por Tags: , , , , , , , Categorias: Arte & Cultura, Ciência & Tecnologia, Curiosidades, Imagem
683

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

37 Comentários

  1. […] seria meu último artigo sobre o LHC mas hoje de manhã achei algo que me impressionou tanto que resolvi que vale à pena mais um post para amanhã e garanto, vai ser o melhor […]

  2. alguem disse:

    iurru… alcy minha opiniao e a mesma que a sua

  3. Bom, acho que uma das maiores importancias do ser humano é ter a capacidade de aprender. Acho que num vai acontecer de nós morrermos, mas se for pra aprender, qualquer risco é pequeno, pois se morrermos, tudo bem, tentamos descobrir, ninguem vai se arrepender pois todos estarão mortos. Se der certo, é uma maravilha, vivermos sabendo que conseguimos.

  4. Seria bem legal se Deus conseguisse produzir mais ovelhas em seu rebanho que tivessem capacidade de, pelo menos, utilizar um corretor ortográfico.

  5. Anônimo disse:

    nada disso vai dar serto por que as coizas de Deus niguem pode saber seus misterios principal mente a mente humana pois abiblia fala ai da quele que querer ser mais sabido que Deus e querer des cobrir seus misterios

  6. Muito obrigado pelos elogios, foi uma série de posts que deu muito prazer de ser escrita.

    O Sagan é uma ótima referência para iniciar crianças e adolescentes na ciência, eu comecei a admirar este mundo com outros olhos depois de assistir à série Cosmos, apresentada por ele, quando esta passou na Globo lá por 1982.

    Hoje é possível encontrar a série original em alguma locadora antiga em formato VHS ou ainda em DVD, mas é muito raro uma video locadora ter este tipo de material em acervo.

    O modo mais prático é procurar quem tenha para copiar ou achar para download. qualquer coisa, é só entrar em contato por email.

  7. rodrigo disse:

    Realmente fico impressionado com a bagagem cultural e científica de vcs (Alexandre e Carlos), tenho 22 anos, sou recém formado em química e tb sofro tendo que ouvir a todo momento alusões apocalípticas, desde um simples experimento, até outros mais complexos como o LHC, ás vezes parece que estou de volta a idade média, ouvindo os gritos da multidão “queimem as bruxas!”, mas o que me conforta é que cada vez mais existem pessoas que gostam de discutir ciência. Parabéns ao post, os comentários são de grande valia para aqueles que almejam por conhecimento.

    Atulamente estou lendo “O Universo em Uma Casca de Nós”, de Stephen Hawking e gostaria de saber se existe algum site aonde possa baixar o livro do Sagan, pois percebo que este livro teve uma influência positiva no desenvolvimento científico de vcs.

    Um abraço e mais uma vez parabéns pelo post Alexandre.

  8. Tudo que se fala e se pensa é louvável.
    Seja bom ou ruim, certo ou errado, feio ou bonito.
    A humanidade está aí porque temos esta capacidade divina e ao mesmo tempo científica chamada universo cerebral.
    Agora aproveitem, quando estiverem escrevendo, pensando e meditando neste blog acesse:

    http://www.radioopcaofm.com.br

    e ouçam o melhor da música nacional e internacional, com qualidade e inteligência, sem as baixarias que a nossa mente dominante (Mídia) nos empurra goela abaixo.
    Paz e prosperidade !!

  9. Pablo disse:


    Nossa!!!
    Cara estou Extremamente Impresionado com os Comentarios de Voces…
    Acredito ter lidos quase todos…
    Obs: Tambem sou Cristão e Concordo inteiramente com o ALCy, Cara voce é Simplesmente surpreendente em suas palavras…
    Outra coisa, voces me fizeram ter uma curiosidade sobre o Trabalho de “Carl Sagan”
    Confesso que Amanha (Por agora são 18:38-Domingo) Irei procurar mais sobre esse grande autor e me informar devidamente sobre o assunto e sair de minha Ignorancia…
    Depois de ler tudo que voces postaram… Creio que estou insipiente sobre o assunto…
    Viva o LHC que me fez ler artigos de pessoas como voces… Pessoas que tem uma uma mente sã… Pois vejo alguns comentarios de Pessoas Doente ou bem Idiotas aqui, Querendo Usar Deus Como valvula de escape de sua ignorancia!!
    U.u
    Viva a Ciencia!! E Deus Abençoe a Todos!!

  10. Alcy Filho disse:

    rsrs… eita exagero, William 😛

    É que sempre fico chateado pelas atitudes de muitas pessoas que se dizem cristãs. São tão extremistas que apenas ajudam outras pessoas a não acreditarem na bíblia e em Deus.

    Acho que foi mais um desabafo do que um post qualquer rsrs…

    Gostei muito mesmo do blog de vocês. Continuem com as publicações :)

    Um abraço!

  11. @Alcy, virei teu fã.

  12. Alcy Filho disse:

    Primeiramente, parabéns pela ótima série de artigos! Foi tudo muito bem explanado e ilustrado.
    Quanto aos comentários ‘religiosos’, vou dar minha opinião.

    Sou cristão, acredito na bíblia e, já era de se esperar, na existência e superioridade divina. Mas também respeito as conquistas da Ciência. Já que Deus nos deu inteligência e capacidade para descobrirmos mais e mais sobre o universo, por que não desfrutar desta dádiva?
    É realmente rídiculo sair por ai alarmando os outros, dizendo que o homem quer ser igual a Deus e que Ele não irá permitir isto. Se Deus realmente tem esse poder (e eu acredito que tenha), não é preciso se preocupar e nem preocupar outras pessoas.
    Os avanços científicos são importantíssimos para nossa vida na Terra. Sou Cientista da Computação e penso que o computador já é um grande testemunho do que o avanço da Ciência pode nos proporcionar.
    Apoio o projeto LHC. É sem dúvida fabuloso!
    E volto a afirmar que sou sim cristão, acredito na bíblia e em Deus. Mas tenho consciência de que não há nenhum mandamento dizendo que não podemos utilizar nossa inteligência para desfrutar de novas descobertas. Leiam mais a bíblia antes de retirar conclusões infundáveis.
    Parem de menosprezar o intelecto humano! E aprendam a ser menos ignorantes ao falarem sobre Deus. Ao agirem de maneira extremista, só contribuirão no surgimento de novos ateus.
    Ah, antes que me crucifiquem: não sou um anti-ateus, nem anti-extremistas. Apenas não concordo com seus pensamentos assim como vocês podem não concordar com os meus.

    Novamente, parabéns pelos artigos! Virei leitor do blog 😉
    Um abraço!

  13. Leandro disse:

    ahuahuahuahua.. boa Cabongo…

    Isso não é ser superior a Deus, é apenas tentar entender como fomos criados. Gilmar & cia, que tudo é em nome de Deus… isso é pensamento de gente sem cultura e que não tem opiniao formada.

    Vão la pra palestina entao.. e como diz o carinha em cima, “chupar uma biblia” huahua

  14. Cabongo Martines disse:

    A todos os religosos que tentam dar opiniões biblicas sobre a ciência: VÃO CHUPAR UMA BÍBLIA.

  15. gilmar disse:

    a sabedoria do homem para DEUS é loucura!
    DEUS jamais permitirá que o homem destrua o que ELE criou com suas mãos.

  16. Carlos, você escreve um monte e muito bom, parabéns.

    Aqui devo dizer que o Sagan tb foi quem me apresentou o universo científico de forma clara e agradável pela primeira vez, mas foi na série Cosmos, que vi quando tinha 12 anos, tenho certeza que muita gente passou a gostar do assunto depois daquela série.

    E pegando um gancho para o seu passado semi-místico, que tal ler “Eram os Deuses Astronautas”, ou então “A Terra Oca”. Tem uns absurdos bem engraçados nestes livros que li tem umas 2 décadas quase.

    Mas não fale mal dos ETs, eles não são como fantasmas ou Atlantes, acho inclusive que vc é um ET, para escrever tanto em um comentário de blog :-)

    Mais uma vez parabéns pelo texto.

  17. Carlos disse:

    Antes que pensem algo errado de mim: A anos atrás eu estava louco para descobrir os segredos de Atlântida, saber mais sobre a Lemúria. Ficava fascinado com documentários sobre fantasmas e tinha uma opinião formada e incisiva sobre a área 51 (afinal de contas naquela época era óbvio que eles mantinham cadáveres alienígenas congelados por lá, pelo menos pra mim). Mas um dia, cego por tanta crendice eu aluguei um livro na biblioteca da minha cidade, com um título pega ratão: O Mundo Assombrado Pelos Demônios. Qualquer cidadão comum e influenciável pela mídia se fecharia em um quarto escuro com apenas uma luminária em cima da mesa para devorar os mistérios de um livro que parecia falar de demônios, monstros, fantasmas e afins. Logo nas primeiras páginas fiquei decepcionado e ao mesmo tempo tive uma sensação de fascínio por uma nova linha de pensamento.

    O livro realmente falava daquilo que eu imaginava, mas não da maneira como eu imaginava. A leitura derrubou com argumentos simples mas muito fortes a idéia de fantasmas, monstros marinhos ETs e afins. Foi meu primeiro contato com a ciência de verdade. Quando eu pensava em ciência, pensava em comprovar que Atlântida realmente houvesse existido, pensava como os cientistas estavam perto de comprovar a existências de fantasmas e afins. Não era culpa minha pensar assim. Essa foi o resultado que a mídia faz com a ciência, mistura realidade com mistiscismo. Não culpo ninguém por pensar como eu um dia pensei. Burrice não é falta de informação não, burrice é conhecer a informação e virar as costas para ela.

    O livro foi escrito pelo maior de todos os divulgadores da ciência de todos os tempos. O Grande Carl Sagan. Com uma linguagem simplificada conseguiu mudar minha concepção de mundo. Foi a melhor leitura de minha vida, me decepcionou – a ciência faz isso com os próprios cientistas – mas me abriu os olhos para grandes verdades.

    Não sou cientista, sou manipulador de imagens em uma agência de publicidade. Mas depois deste livro resolvi ir atrás e me descobri um grande entusiasta da Física, clássica ou quântica, li outro livro muito bom, “O Universo em Uma Casca de Nós”, de Stephen Hawking (li mais de 50 vezes alguns trechos pra conseguir compreender por cima as informações), aprendi a me defender de crendices, místicos e também de alarmistas.

    Agora estou terminando de ver o último episódio de 6 de um documentário chamado “O Universo de Stephen Hawking”, posso lhes dizer que é magnífico!

    Por isso peço que não fiquem chateados e contrariados com minhas palavras, também já estive do lado negro da força, mas agora estou curado e com os olhos bem abertos!

    Carol e Alexandre, muito obrigado pelos elogios, vcs são realmente incríveis. Vamos debater mais, vamos arrebanhar mais devotos para o mundo da ciência!

    Uma boa tarde!

  18. Carlos, me jogo ao chão e presto reverências ao seu comentário, simplesmente perfeito.

    Muita gente reclama deste dinheiro “jogado fora” com ciência sem objetivo palpável, mas não sabe que é destas pesquisas de base que se retira o conhecimento para a evolução, para a criação de novos produtos e tecnologias.

    E a sua analogia com o assistencialismo é ótima também mas eu acrescentaria que só há fome porque não há interesse e vontade para terminar com ela, tecnologia, recursos financeiros e tecnológicos existem em abundância. De fato existe alimento para toda a população da terra neste exato momento.

    Muito obrigado pelo comentário. E eu fiquei impressionado com estas fotos VR do ATLAS.

  19. Carol K. disse:

    Carlos só uma coisa: se toda vez que tivermos que esperar pela paz mundial e harmonia entre os povos para depois investir na ciência…eu não estaria comentando nesse blog e nem vc usando um celular. Entendi seu descontentamento, mas a vida é assim…e pensamos na ciência, sim, principalmente depois desse seu comentário. Vou colocar os garotos de castigo! Sem sobremesa hoje!

  20. Carlos disse:

    Por favor gente! Buracos negros!!!! Leiam mais sobre o assunto antes de repetir bobagens que alarmistas soltam na mídia! Para informação de vocês a Terra é bombardeada constantemente com um número altíssimo de raios cósmicos a cada microssegundo que geram reações muito maiores na atmosfera próxima ao solo do que as que serão geradas pelo LHC. Pela estimativa dos físicos mais renomados do mundo, esses raios cósmicos geram mais buracos negros em um centímetro quadrado do que o LHC seria capaz de gerar em todo o seu comprimento. Conheçam mais o trabalho de Penrose, Stephen Hawking e afins antes de gerarem alarde com notícias alarmistas. Esses buracos negros que não sabe-se se realmente serão gerados, mesmo que fossem gerados não conseguiriam se sustentar por muito tempo, e quando digo tempo estou falando em algo como 1 segundo dividido por um milhão ou mais.

    Netinho, o valor investido é de 8 bilhões não milhões. Por que não investir em comida aos necessitados? Bom, com esse dinheiro vc alimentaria a África por menos de 1 ano, e depois? Muito dinheiro já foi investido em ciência, que bom! Muitas vidas vão continuar a ser salvas por esses investimentos! Imagina vc salvar 1 milhão de pessoas por 1 ano e depois não poder mais fazer nada, não seria melhor investir em ciência e salvar muito mais vidas por muito mais tempo? Tratamentos para cancêr vieram de resultados de experências como essa, não foram os objetivos da experiência encontrar a cura do câncer, mas ajudou na formulação de equipamentos e tratamentos.

    Pessoal, é simplista demais apenas dizer que ele vai gerar buracos negros. Parece que será isso que vai acontecer e destruir o mundo. Mas existe o trabalho de mais de 3 séculos em física, que a Igreja ajudou a atrasar, de centenas de profissionais que nos ajudam a entender nosso universo, nos ajudam a criar equações que servem de base para estudos (os computadores que vcs estão usando para ler isso é um dos resultados de várias destas equações).

    Portanto, senhores, sejam mais cautelosos antes de distribuir críticas a algo tão complexo que nem o LHC. Lembrem-se que o mistiscimo e crendices vendem mais do que a ciência por dizer o que queremos ouvir e não o que deveríamos saber.

    Pensem mais ciência!

    Carlos Silva

  21. Positivo, a unidade seria MWh mesmo, ou se quiser simplificar seria algo entre 700 e 800 GWh para 2009.

  22. Tango disse:

    Alexandre,

    Incrível série de artigos. A comparação de tamanhos entre o LHC e algumas das espaçonaves mais conhecidas do mundo foi ótima!

    Tenho uma pergunta, porém. Você afirma que “O consumo estimado de energia para 2009 é de 800 mil MW”.

    Megawatt, porém, é unidade de potência (energia por segundo), não energia. Então minha pergunta fica sendo:

    Não seria o consumo estimado para 2009 de 800 mil MWH (megawatt-hora)?

    Obrigado!

  23. Ao netinho. A tal substância que destrói tudo é uma partícula teórica chamada strangelet que seria a base para formar a “matéria-estranha”, um tipo de matéria completamente diferente da que conhecemos, diferente também da anti-matéria e da matéria escura. Supõe-se que este tipo de matéria exista e que a energia que a forma seria útil na formação de wormholes estáveis.

    Já para o Eliel (nome santo), gostaria de estender o comentário a praticamente todos os adoradores de divindades que apareceram por aqui, façam um curso de ortografia básica ou pelo menos usem um revisor de texto, escrever tão mal assim deve ser pecado.

  24. pois deus quem fez o mundo e só ele pode sobre todas as coisas
    e ele é q pod mudar

  25. esses cientintas sao muito é um loucos em querer descobrir o q deus fez pois ñ vai dar serto porq Deus ñ vai deichar isto acomtecer
    eles vao é quebrar acara e ficar loucos com tudo isto pois deus naõ
    vai deixar que isto acomtessa pois lele étodo poderozo e só ele pod mudar o mundo

  26. netinho disse:

    Eles estão fazendo isso mas não sabendo eles que jeová não admite isso,e com fé em jeová isso não vai dar certo.será que se eles pegassem esses 8 milhões enpregados na máquina e investisse ele pra acabar com a fome no mundo não seria bem melhor?

  27. netinho disse:

    Eu li em uma revista q o LHC ao ser usado ele cria uma substância que acaba com a matéria ao seu redor e até pode transfomar a terra em milhares de pedaços,isso é verdade?

  28. netinho disse:

    Esse aparelho é muito perigoso se acontecer uma falha qualquer pode afetar toda a materia ao seu redor,por isso é bom esses ciêntistas tomarem bastante cuidado na hora de ultiliza-lo, pois pode estar colocando toda a vida do planeta.

  29. Depende do que for considerado errado, acho que o pior que pode acontecer é um rompimento na contenção magnética ou vazamento no sistema criogênico. Em ambos os casos tudo pararia de funcionar, talvez algum canto tivesse uma ou outra explosão semelhante a um tapa na parede ou ficaria congelado por alguns segundos.

  30. Hugo disse:

    oq pode acontecer se de errado?????

  31. WAGNER disse:

    o efeito estufa vai deixar essa onda de mini buracos negros no chinelo !!!

  32. Alex disse:

    Ja era…
    È o fim da humanidade, eles vao acabar é fazendo uma burrada e acabar ocm o resto que sobro da terra e da gente….

    Que Deus tenha Misericordia de nós.!

  33. Bom, não sei qual a taxa destas colisões que estimam vir a formar um micro buraco negro. Em todo caso li no Guia do CERN ou em algum site deles que a energia liberada por colisão seria o equivalente a um mosquito batendo na parede, algo muito pequeno mesmo.

    Mesmo com uma quantidade enorme de colisões ocorrendo o tempo todo ainda seria algo a se preocupar.

    Claro que sempre existe a chance de algo dar errado, por exemplo, eles pretendem colidir núcleos de átomos pesados como ouro e chumbo, que são centenas de vezes mais pesados do que um próton.

  34. Leonardo disse:

    Hipóteses de um “nada” no assunto:

    – gerando essas colisões, destruindo a matéria, mais de 600 milhôes de vezes por segundo a uma temperatura altíssima, não pode causar uma catástrofe?

    – Li na internet que buracos negros próximos se juntam, formando um buraco negro maior… isso não vai acontecer dentro do túnel?

    Q medo

Deixe uma resposta