Quem consegue acertar onde fica essa construção? Seria em Atenas ou Roma? Washington ou Paris? Cidade do México, Rio de Janeiro ou São Paulo? Talvez em Buenos Aires, ou quem sabe Berlim?

Who can guess where this building is located? Could it be in Athens or Rome? Washington or Paris? Mexico City, Rio de Janeiro or Sao Paulo? Maybe it’s in Buenos Aires, or perharps Berlin?

detalhe-mautresim2.jpgdetalhe-luciasimoes.jpgdetalhe-eltonmelo.jpgexterior-casadamartinha.jpgdetalhe-guilhermebarcha.jpgdetalhe-menezes_dcm.jpg


Acertou quem respondeu RIO DE JANEIRO. Este é o Palácio Tiradentes, no Centro do Rio.
Espero que vocês tenham acertado porque reconheceram as fotos e não porque sabem que eu sou carioca ou especialmente porque viram a tag “Rio de Janeiro”, hehe!

You’re right if you answered RIO DE JANEIRO. This is the Tiradentes Palace, located downtown in Rio. Today it holds the Legislative Assembly of the State. From 1926 to 1960, when Rio was Brazil’s capital, it used to hold the National Congress. See more pictures bellow.

Mais algumas belas fotos do Palácio Tiradentes:

exterior-didirodrigues.jpgexterior-lgp1.jpgexterior-carlosmontejr2.jpgexterior-nicholasbittencourt.jpgexterior-carlosmontejr.jpginterior-guilhermebarcha.jpginterior-guilhermebarcha2.jpgdetalhe-mautresim.jpgexterior-yanc.jpgdetalhe-outrojazz.jpg

Conheça mais sobre ele:

A primeira sede da Câmara dos Deputados foi a CADEIA VELHA, edifício construído em meados do século XVII para abrigar a Câmara Municipal e servir de prisão, como era costume no Brasil Colonial. Ali Funcionou de 1826 a 1889, quando se deu a Proclamação da República.

A Câmara tentou se instalar em outros lugares, mas nenhum foi satisfatório e acabaram voltando para a Cadeia Velha, de 1891 até 1914. Depois funcionou no Palácio Monroe e até na Biblioteca Nacional. Finalmente, em 1926 foi inaugurado o PALÁCIO TIRADENTES, construído no mesmo lugar que existia a Cadeia Velha.

O Palácio abrigou a Câmara Federal dos Deputados até 1960, quando foi construída Brasília. A partir de então, o Palácio Tiradentes passou a abrigar, primeiro a Camara de Deputados da Guanabara e mais tarde do Estado do Rio de Janeiro (sua atual função).
Outras curiosidades:

  • Em 1808, com a chegada da Corte de Dom João VI ao Brasil, a Cadeia Velha serviu de alojamento para a criadagem da Casa Real.
  • O prisioneiro mais famoso foi o inconfidente Tiradentes, que foi confinado na Cadeia Velha e só saiu dali para ser enforcado.
  • De 1937 a 1945, no Estado Novo de Getúlio Vargas, a Câmara foi fechada e o palácio abrigou repartições do Ministério da Justiça.

ImageShackImageShackImageShack

Fontes: Alerj e Camara Federal (link 1 e 2)

Fotos modernas obtidas via Flickr, graças ao excelente trabalho dos fotógrafos: EltonMelo, LuciaSimoes, Mautresim, LGP1, Guilherme Barcha, Menezes_dcm, Casa da Martinha, Claudio Lara, Yanc, JussaraR, DidiRodrigues, Carlos Monte Jr e OutroJazz (Esses dois últimos que me desculpem, mas não consegui localizar seu Flick novamente nem a pau).

Postado por Tags: , , , , , , Categorias: Arte & Cultura
685

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

1 Comentário

Deixe uma resposta