Às 02:48h do dia 20 de março começa o outono, veja o que isto significa.

outono O outono é a estação de transição entre o verão quente e o inverno frio, costuma ter grandes variações de temperatura ao longo do dia, causando aquela sensação de que nunca se sabe com que roupa sair de casa ou se deve ou não levar o guarda-chuva.

Estas alterações são sentidas de forma significativa mais nos Estados do sul do Brasil e em São Paulo e Mato Grosso do Sul, áreas que estão situadas do Trópico de Capricórnio para baixo. Também é comum aqui para o sul do país perceber-se a queda das folhas da maioria das árvores, as ruas ficam cheias de folhas secas e amareladas, até que é bonito mas causa um problemão quando chove e entope os bueiros.

A entrada do outono é marcada pela duração igual dos períodos de dia e noite sobre a linha do Equador, à partir destes dia as noites são mais longas do que os dias até o início da primavera, quando dia e noite terão a mesma duração novamente. Estes dias são chamados de Equinócios.

Como pode ser visto no diagrama abaixo, devido à inclinação do plano de rotação da Terra (23,5 graus em relação ao plano de sua órbita), partes dela recebem maior ou menos quantidade de raios solares ao longo do ano. Nos Equinócios a incidência dos raios solares é diretamente sobre a linha do Equador, nos Solstícios (início do verão e inverno) a incidência dos raios solares é diretamente sobre os Trópicos de Capricórnio e Câncer.

estacoes

Pela imagem percebe-se também por que quando é verão no hemisfério sul (onde está o Brasil) é inverno no hemisfério norte.

Curiosidades

  • O Trópico de Capricório passa exatamente sobre a cidade de São Paulo, portanto, no dia em que inicia o verão do hemisfério sul o sol passa exatamente no meio do céu paulistano.
  • Outono (Do latim: autumno). Usualmente conhecida como o tempo da colheita.
  • As estações do ano ocorrem pelo fato do eixo de rotação da Terra estar inclinado em relação ao plano da órbita terrestre e não pela maior proximidade ou maior afastamento de nosso planeta em relação ao Sol
  • O outono deste ano terá a duração de 92 dias 18 horas e 11minutos (até 20 de junho às 21:00h)

Fontes: Uranometria, Ambiente Brasil, Metsul

Postado por Tags: , , , , , , , , Categorias: Arte & Cultura, Ciência & Tecnologia, Curiosidades, Utilidades
733

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

Deixe uma resposta