Quam vê a série 24 Horas, vira e mexe ouve essa pergunta sendo feita pelo Jack Bauer e o povo dele na CTU e, no que depender de um grupo de pesquisadores da Universidade (de) Padova, na Itália, ele e a CTU, o James Bond, o Ethan Hunt, bancos e algumas megamaster-multi-nacionais podem ficar bem mais sossegadas.
O segredo está no desenvolvimento de canais criptografados quanticamente utilizando emissões fotônicas. Mas ae vocês aidemins e geeks perguntam “Mas não poderia fazer isso com fibra ótica?!” Podem, uai! Mas esses pesquisadores conseguiram fazer com que as emissões fossem direcionadas a um salélite e enviadas a seu destino!!! Com isso, elimina-se primeiro a barreira de 150Km para envio e recebimento desse pacotes ubber-criptografados e, segudo os custos com implantação de fibras ou alocação de telescópios (!!!), método utilizado atualmente para aplicação de criptografia quântica a informações, obviamente, altaMEGAmente confidenciais.

A tecnologia ou algo derivado poderia eventualmente substituir métodos de criptografia existentes como o que você usa no seu acesso ao Internet Banking ou a que o Jack Bauer usa nas suas linhas seguras. :-)

Fonte: http://www.eurekalert.org/pub_releases/2008-03/iop-fpm032808.php

Postado por Tags: , , Categorias: Arte & Cultura, Ciência & Tecnologia
759

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

Deixe uma resposta