Injetado diretamente nos nervos da espinha de ratos paralisados, o novo material restaurou o movimento das patas traseiras.

nanogel_fiber_x220 Um novo material líquido desenvolvido pela equipe do Dr. Samuel Stupp contém moléculas que se auto-montam como nanofibras que servem de “andaimes” nos quais o nervo pode crescer (ao lado foto feita com microscópio eletrônico mostrando a estrutura de nanofibras que se forma).

Quando um nervo é rompido as células formam cicatrizes nas extremidades danificadas, impedindo que os neurônios reconectem-se. Pesquisas anteriores conseguiram recuperar o movimento das pernas traseiras de ratos paralisados mas sempre envolveram algum tipo de cirurgia para implantar o material na região afetada.

O novo método obtém o mesmo efeito apenas sendo injetado diretamente nos nervos da espinha que foram cortados. O material é biodegradável e em aproximadamente oito semanas as nanofibras decompõem-se em nutrientes que são absorvidos pelo corpo.

O tratamento

Os ratos receberam o tratamento 24 horas após os nervos de sua coluna serem rompidos. Foi observado que as nanofibras reduziram as cicatrizes nas extremidades dos nervos e permitiram o crescimento de novos neurônios, tanto do tipo motor (cérebro-membros) quanto de neurônios sensores (membros-cérebro). Ainda promoveram o desenvolvimento da mielina, um tipo de isolante que melhora a eficiência na condução dos sinais pelo nervo.

Após nove semanas do início do tratamento os ratos conseguiram recuperar parte do controle das pernas e sustentarem o próprio peso, não é uma cura mas é um grande avanço na direção certa.

O próximo passo é desenvolver um material que seja aprovado pelo FDA (órgão que controla medicamentos e alimentos nos EUA) para testes em humanos. Até o momento testes com culturas de células humanas não demonstraram quamquer toxicidade.

Outros usos

Um tipo semelhante de material fo usado pela mesma equipe para desenvolver, por exemplo novos vasos sangüíneos, ossos e células nervosas do cérebro.

Fonte: Technology Review by MIT

Postado por Tags: , , , , , , Categorias: Ciência & Tecnologia
788

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

2 Comentários

  1. Elísio Panão disse:

    Era bom que um dia através das nanofibras se consegui-se a cura para os arrancamentos do plexo braquial

  2. Dourado disse:

    Traz otimismo a qualquer um, uma notícia dessas

Deixe uma resposta