Bem, depois do mito que não neva no brasil, finalmente fica claro que o mito de que o Brasl nao tem terremoto também ruiu.

Se você está interessado em saber como é a escala Richter, veja nesse infográfico da Folha de São Paulo ou leia na Wiki.

O que eu acho importante agora é explicar o que fazer durante um terremoto. Eu vivi em São Francisco, EUA, e lá as pessoas marcam um café pra antes ou depois do terremoto do dia. As medidas de proteção contra os efeitos do abalo sísmico são conhecidas até por crianças. Mas no Brasil, como isso não é comum, ninguém sabe como agir.

Fiquei horrorizado quando vi que a maioria dos paulistas, viciados como são em usar carros até pra ir na esquina, correram pras garagens! Ou seja, se o prédio estivesse desabando, cairia INTEIRO na cabeça dessas pessoas! Sem falar que aposto que todos usaram elevadores pra chegar lá embaixo.

Então, o que fazer se você sentir a terra tremer? Se você está em uma casa, até pode sair e ir para o meio da rua (supondo que você tome cuidado para não ser atropelado). Evite ficar nas calçadas, próximo a marquises, casas e prédios, para que os escombros não caiam na sua cabeça. Se o tremor for grande e você estiver dirigindo, encoste o carro imediatamente até o movimento parar. Assim, você evita acidentes. Se você estiver em um andar alto de um prédio, fique onde está: o elevador não é seguro, pois você correria o risco dos cabos partirem ou mesmo o mecanismo emperrar e o elevador ficaria parado. Os lugares mais seguros são embaixo da soleira das portas e embaixo de mesas.

O risco maior é enquanto dura o abalo, pois não sabemos qual será a intensidade dele. Após o tremor cessar, verifique se não há vazamento de gás. Este é outro perigo comum relacionado a terremotos: explosões devido a escapamento de gás.

Se você quer fazer um detector de abalos caseiro, é fácil: empilhe várias moedinhas de 1 centavo e deixe em uma mesa onde as pessoas não costumam esbarrar. Caso elas comecem a se mexer e as moedas caíam sozinhas, ou é assombração ou terremoto.

Uma curiosidade a mais: quanto mais alto você estiver, mais irá sentir os efeitos do mesmo abalo. Funcionando como um pêndulo invertido, quem estiver no último andar sentirá tudo tremendo muito mais do quem está no primeiro andar ou no porão, que talvez nem perceba o que está acontecendo.

Lembre-se: O principal é nunca perder a calma. O atropelo e o pânico não ajuda ninguém.

Fonte: conhecimentos adquiridos ao longo de décadas bem vividas :-)

Postado por Tags: , , , , Categorias: Curiosidades, Utilidades, Variedades
803

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro.

  1. Interessante a escolha automática do sistema quanto aos posts relacionados, não?

  2. Post mais útil até agora… heheheh

Deixe uma resposta