Todo mundo tem um local preferido para mostrar os brinquedos novos. Barcelona é a segunda casa de todas as equipes, onde elas vem mostrar as novidades.

A Fórmula 1 é extremamente dinâmica, foram só 3 corridas até agora mas todo mundo já está fazendo algum tipo de mudança nos carros visando melhorias no desempenho. Quem não fizer isto fica para trás, mesmo se tiver iniciado o ano com um carro campeão. Se a Ferrari não desenvolver o carro durante o ano, no final da temporada vai andar atrás da Force India, pode ter certeza disto.

Neste período inicial da temporada, com corridas longe da Europa os engenheiros ficam desenvolvendo e simulando vários aprimoramentos, especialmente na parte aerodinâmica, para isto usam aqueles supercomputadores sobre os quais escrevi ontem.

E no intervalo entre as provas asiáticas e o início da fase européia é a hora de todos levarem as novidades para a pista preferida dos engenheiros, Barcelona. Um local onde não faz o frio congelante que reina na Europa durante o inverno, por isto a pista está sempre aberta para testes em qualquer época. Ela também tem uma mistura muito boa de retas longas com curvas de alta e baixa velocidade, bom para testar qualquer coisa no carro.

hornsAs novidades

Na semana passada foram 3 dias de testes por lá e algumas novidades apareceram.

Como já disse, o desenvolvimento aerodinâmico ganhou tal importância que os carros hoje carregam dezenas de pequenos aparatos destinados a desviar o ar na direção mais eficiente possível, os computadores apontam as soluções mais eficientes que normalmente são muito complexas e acabam gerando visuais curiosos.

Um deles é o já famoso “chifre” da BMW Sauber, me parece que nos testes da semana passada eles ficaram mais horizontais, se assemelhando a uma asa pequena e curvada sobre o bico (foto ao lado).

Esta até que é uma solução elegante, bem diferente por exemplo do que a Honda apresentou sobre o bico do carro e foi confirmado nos treinos da corrida hoje. Não sei bem como nomear aquilo, alguns chamaram de “orelhas de elefante”, outros de “orelha de coelho”. O fato é que é uma das soluções mais feias que já vi nos últimos tempos devia ser proibido por agredir o senso estético. Veja na foto abaixo e avalie por conta própria. Espero que isto não traga ganho significativo e seja removido em breve.

honda

A Renault resolveu copiar a Red Bull com a sua tampa de motor alongada em forma de “cauda de tubarão”, isto ajuda na estabilidade em altas velocidades e na frenagem em fim de reta, mas deve ser um problema se pegar um vento cruzado, como é tradicional na prova espanhola. Certamente é mais espaço para o patrocinador.

shark

ferrari A Ferrari foi mais discreta e apresentou apenas uma pequena modificação que consiste em aberturas no bico do carro, logo à frente do piloto e que servem para canalizar o ar que entre pelo furo que há na ponta do bico. Desta forma o ar passa sobre o piloto e atinge a asa traseira, melhorando o rendimento desta.

Estas aberturas só podem ser vistas por este angulo, olhando de frente nada se nota de diferente.

Solução generalizada

Por fim gostaria de destacar a adoção geral da asa dianteira dupla. Todas as equipes passaram a usar o sistema inventado pela McLaren no ano passado onde a asa dianteira passou a ser dupla, com uma “ponte” passando sobre o bico. A maioria fez igual à McLaren, mas Ferrari que tem um bico mais alto fez a ponte invertido, como pode ser visto na foto abaixo.

bridge

Para 2009

Bom, como comentei ontem, quase tudo isto será proibido para 2009, a avaliação das equipes é que a perda de eficiência aerodinâmica seja de 40% a 50%, isto deve possibilitar por exemplo que dois carros possam fazer uma curva de alta velocidade bastante próximos.

slicksIsto é impossível hoje porque o arrasto aerodinâmico está tão bem solucionado que quase não existe mais o vácuo, o que sobre é apenas uma turbulência por onde o carro passa e quem vem atrás não consegue aproveitar, se tentar vai passar reto porque o carroperde completamente a aderência nas rodas dianteiras.

Com esta mudança será possível entrar colado na reta e tentar uma ultrapassagem na freada lá no final, fato que será facilitado pela volta dos pneus slicks (lisos) que proporcionam muito mais aderência mecânica e foram testados por todos já nos ensaios da semana passada, como pode ser visto em algumas das fotos acima.

Não percam o GP de Barcelona neste domingo às 9 da manhã.

Fonte: Formula1.com

Postado por Tags: , , , , , , Categorias: Curiosidades, Design, Esporte, Veículos
813

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

Deixe uma resposta