O GP da Espanha costuma nos brindar com corridas chatas e burocráticas, e foi isto que vimos na qualificação.

Todo mundo faz tantos testes na pista da Catalunha durante o ano todo que até o auxiliar de cozinha da Super Aguri sabe qual o setup básico do carro uma semana antes de ir pra pista. Com isto o que vimos nos últimos anos é uma reprodução no grid de largada de como estão as forças das equipes no campeonato. É normal até alinharem os carros lado-a-lado.

1284030A pista é boa, tem uma combinação legal de reta longa, retas curtas, curvas de alta e de baixa, mas todos já sabem como é cada centímetro de asfalto do circuito. Só que este anos temos algo diferente, aliás dois “algos” diferentes. Primeiro é a volta dos erros de pilotagem que já ficaram bem explicados e evidenciados nas primeiras corridas do ano e, segundo e talves mais importante para esta corrida; Fernando Alonso em casa.

Nas 3 primeiras provas o espanhol já mostrou que consegue tirar décimos de segundo impossíveis deste carro limitado da Renault mas desta vez se superou e conseguiu colocar a Renault em segundo no grid. É claro que deve estar com umas 3 ou 4 voltas de combustível a menos, mas mesmo assim, fez um baita trabalho.

O Grid

Mas, como era de se esperar nada muito atrativo como pode ser visto abaixo, exceto pelo segundo colocado.

Raikkonen tirou a pole de Alonso no finalzinho do treino, quando o espanhol já comemorava e jogou água gelada na festa do público presente.

BarGridA Ferrari foi superior em todos os treinos do fim de semana e só não colocou os dois carros na fila inicial porque Alonso “jogou pra torcida” comum carro bem mais leve para ficar bem posicionado no grid.

Além disto passo a afirmar que a BMW já se destaca como a segunda força da F1, parece que a McLaren patinou e não conseguiu evoluir o suficiente nos testes da semana passada e ficou para trás.

Como é de costume, o Webber conseguiu se posicionar muito bem com a Red Bull mas na corrida acaba perdendo rendimento. Ainda neste grupo Trulli marca a presença da Toyota nos Top 10 como já é costume também, só que este costuma manter o rendimento na corrida.

alonsoA destacar aqui o 10º posto do Piquet, pela primeira vez passou ao Q3 e no fim de semana todo andou muito perto do Alonso, acho que ele deve ser tomado como referência para o real desempenho do espanhol (aí ao lado comemorando como se tivesse vencido a prova).

Logo atrás vem Barrichello com aquela Honda que até não está andando mal mas está mais feia do que bater na mãe. Embora alguns discordem eu acho que largar em 11º e 12º tem uma certa vantagem estratégica em relação a 9º e 10º por exemplo, dá pra pensar melhor na estratégia a ser usada pra corrida. Não vai fazer ele andar em sexto por exemplo, mas ali naquele grupo faz uma diferença sim.

A Williams perdeu rendimento em relação ao começo da temporada e Nakajima teve um desempenho claramente superior ao rosberg todos os dias. Ainda um pequeno destaque para o Bourdais colocando a Toro Rosso em 16º, mas nada demais.

No fim da fila, a Force India penou pela falta de desenvolvimento e do orçamento limitado, enquanto nas outras corridas o Fisichella conseguia colocar o carro dele no Q2, desta vez só conseguiram superar a Super Aguri.

Por sinal, a filial da Honda já está no 47º minuto do segundo tempo, só está correndo (está mesmo?) porque o respirador artificial não foi desligado, mas está em coma terminal, ficou até ameaçada de não ter dinheiro para enviar os equipamentos à Espanha.

E foi isso, nenhuma rodada, escapada de pista, briga ou polêmica enfim, tudo bem chato, mas a corrida promete. Com Alonso largando na frente mas com um carro inferior, pode acabar segurando uma fila e proporcionando boas disputas.

A corrida neste domingo é no horário tradicional, 9 da manhã, não percam. Para acompanhar a cronometragem em tempo real é só ir no site da formula 1.

Fonte: Formula1.com

Postado por Tags: , , , , Categorias: Esporte, Veículos
814

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

Deixe uma resposta