A dúvida surgiu aqui mesmo no News Errado. Depois de muita discussão e teorias nada convencionais, resolvemos (!) que o blog merecia um “post adamascado”!

Enfim, termo “adamascado”, ou “damascado”, ou apenas, “damasco”, surgiu no século XII para designar os tecidos elaborados com ornatos em seda vindos da cidade de Damasco, que nessa época era muito famosa, justamente, pela qualidade e beleza dos seus tecidos. Mas, o tecido, a forma da trama, já existia muito antes na China, Índia, Pérsia, Síria e, em seguida, o Império Bizantino.

Os tecidos adamascados são normalmente produzidos, hoje, em seda, linho, algodão ou fibras sintéticas apresentando padrões de flores, frutos, formas de vida animal e de outros tipos de ornamentos. É comum encontramos, também, a adição de ouro ou outras fibras metalizadas.

Um pouco esquecido, pelo estilo um tanto pesado, o adamascado volta a ser utilizado principalmente como papel de parede, no estafamento de móveis, em pequenos detalhes nas roupas de banho e toalhas de mesa dando um toque mais sofisticado aos objetos.

(P.S. Não é a mesma coisa que estampado, apesar de que algumas estampas possam imitar o adamascado. Pois o efeito, do alto relevo e do brilho, é conseguido no processo de tecelagem.)

(Mais exemplos de tecido adamascado)

Postado por Tags: , , , , Categorias: Arte & Cultura, Curiosidades, Internet, Wallpaper
818

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro.

  1. Carol K disse:

    Nem barroco, nem adamascado, seria um texto “akemiano”…

  2. Tem wallpaper rococó?

  3. @Tonho @Salau Ou quem sabe ainda, Rococó.

    Rococó
    O termo rococó forma-se das palavras francesas rocaille, que significa “rocha”, e coquille, que significa “concha”, associado a certas fórmulas decorativas e ornamentais como por exemplo a técnica de incrustação de conchas e pedaços de vidro, usados na decoração de grutas artificiais. Foi muitas vezes alvo de apreciações estéticas pejorativas.

  4. Acho que seria barroco.

  5. Se um texto for rebuscado, mas um tanto repetitivo, ele seria adamascado?

  6. Excepcional, isso é cultura, hoje me sinto mais sábio e posso sair pelo mundo explicando o que é Adamascado.
    Se bem que seu sair comentando sobre padronagens de tecidos o pessoal vai me olhar de um modo meio estranho e perguntar se eu sei o que é fúcsia.

Deixe uma resposta