indiana_jonesNão consegui esperar e acabei assistindo a pré-estréia do filme Indiana Jones e o reino da caveira de cristal.

É verdade que quando saiu o terceiro filme da série há, mais ou menos, 19 anos atrás eu, ainda, era uma pirralha e desconhecia as aventuras do arqueólogo. Mas, graças a Sessão da Tarde, e sua programação variada, eu virei fã (e me formei em História! rs).

Quem não viu o filme não se preocupe pois não é um post-spoiler!

Para começar, como todos os filmes anteriores, a diversão é garantida. Aquelo tipo sexy e rústico do jovem Indy, deu lugar a um “funny old man”. Um figurão que só não tende ao ridículo, no auge dos seus 65 anos, porque é o Indiana Jones (Dr. Henry Jones Jr.)

Não se pode agradar a todos, mesmo. Principalmente depois de duas décadas de espera (não para mim…rs). O difícil é falar do filme, sem adiantar alguma informação…por isso vou falar do que gostei.

Quase tive um treco quando o Indy começou a falar da lenda de Orellana (para quem não sabe, estudo os viajantes estrangeiros na América no século XVI). Discussões ontológicas, epistemológicas e historiográficas à parte…achei muito legal…porque é um tema pouco explorado pelo cinema. E surpreendentemente interessante: misturar todas as especulações arqueológicas sobre as ruínas maias e todo achismo do senso comum ainda vai dar muito o que discutir entre os historiadores e estudiosos da área!

A fotografia ficou excelente…a sensação é que nada escapou ao diretor na tentativa de dar “continuidade” ao clima dos filmes anteriores. Não faltaram as piadas bem humoradas (ou mal-humoradas) do Indy, as grandes escapadas (the great scape), romance, briga, traição, discussões familiares (alguém lembra dos diálogos do Dr. Jones, o pai, e o Indy…então…sem adiantar muito, existe uma espécie de reatualização..já adiantei, né!), sobrou até para o Eisenhower e para o Gordon Childe.

E, o final, surpreende…meio tosco…mas desligue o celular e o cérebro e vá assistir ao tio Indy! E, a caveira não é de quartzo maciço!

Postado por Tags: , , Categorias: TV & Cinema
875

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro.

  1. Quéroul, o filme é muito bom, mas só mesmo porque se trata do Dr. Jones Jr! Não gostei da história, acho que me divertir mais quando eu não era um historiador chato! hahaha… mas é pura diversão o filme e, principalmente levando em conta as produções blockbusters atuais, trata-se de uma excelente produção!

  2. Carol K. disse:

    Mas, aí é que está o problema…Eu penso que fazer uma releitura do Indy tal qual fizeram com os filmes citados pelo Sr. seria um grande pecado…para não dizer heresia! Além do que, depois de 19 anos, somada a grande expectativa pelo desfecho da vida do arque[ologo, não dava pra agradar a todos, não é mesmo? Mesmo porque depois de Matrix (eu acho) os filmes de aventura não são mais os mesmos, assim como no início da década de 80 os filmes do Indiana contribuíram enormemente para o curso que esse genêro tomaria…Valeu por lembrar do post e comentar depois de ter visto o filme…:)

  3. Aidemin disse:

    Fui ver ontem e, sinceramente? Não curti! Lembro de ter visto o “Templo da Perdição” e ficado noites sem dormir quando era moleque, de ter dado risada na “Última Cruzada” mas esse, talvez por ter o mesmo clima de “Temperatura Máxima”, ou seja, com a mesma fórmula, mesmo tudo, sinceramente não empolgou a mim e a minha senhora. Batman, Ironman, Tranformers… até Superman ficaram amazing, legais e razoáveis porque inovaram em ao menos alguma coisa. Indy ficou na mesma… era filme pra ter visto em DVD e não no cinema.

  4. Eu não vi o primeiro no cinema, mas vi os outros 2, acho que este aí vai ser o meu filme de junho.

  5. Willian Renan disse:

    Vou ver se vou ao cinema neste feriado. Eu sou um que só vi Indiana Jones pela Sessão da Tarde hehehehe. Vamos ver, mas se você diz que é legal, vou acreditar né!

  6. Carol K. disse:

    Hey, pessoal! valeu pelos comentário, mas no caso do filme do tio Indy os spoilers estragaria a grande surpresa do filme…nem o Spilberg adiantou muita coisa nos trailers (alguém lembra do trailer que passou qdo saiu o Iron-man)…então…seria heresia da minha parte fazer esse papel! Mas, o post é sincero…gostei muito do filme e o Dr. Jones continua em forma!

  7. Indiana Jones disse:

    NENEN, ENENENENENE NENENENENENENENE NENENENENE NEN NENE NENE!!

    NENEN ENNE NENENENENEN NENEN ENNENE: – NENENENE!

    NENEN.

    Jones.

  8. eu quero ver, agora mais ainda … pronto, falei.

  9. Hmm… talvez eu abra um post especial pra comentários spoilentos então.

    PS: a ditadura não acabou, nunca acabou. Não se engane com o que “ELES” querem que você acredite!

  10. mario jorge disse:

    eu até botaria as cenas q eu achei forçadas porem meu comentario será substituido por NENENENENE ai fica dificil de debater opinioes.

  11. mario jorge disse:

    botou censura no meu post?!
    jah passamos da epoca da ditadura! e alem disso eu avisei q vinha spoiler coisa q muito gente nem faz e NENENENENE pra vc tb.

  12. ATENÇÃO: Spoilers serão editados sumariamente pela Direção e substituídos por propaganda subliminar do News Errado: “NENENENE”

  13. mario jorge disse:

    o filme eh muito bom , tb gostei.
    porem poderia ter ficado melhor certas cenas alem de foraçdas são totalmente desnecessarias.
    outra coisa q n gostei foi SPOILER ____terem posto NENENENENE no filme…pra que isso , n combina com indiana jones .

  14. César disse:

    Carol, esse sem sombra de dúvidas foi seu melhor post no News. O texto ficou muito bom mesmo. Ontologias a parte… o pessoal aqui acertou em lhe convidar para participar do blog, mesmo vc não sendo nerd (mas fazer o que ninguem é pérfeito), o NE ficou melhor.
    Estou virando comentárista ofical disso aqui rsrsrsrs… uma espécie de Arnaldo César Coelho Nerd, não o Arnaldo não… talvez algum outro… deixa pra lá
    Quero ver se vou assistir ao tiozão nesse último final de semana prolongado do ano (acho que nunca vi isso na minha vida, 2º semestre sem feriadão – vão acabar inventando algum para não perdermos a tradição).
    Legal tb que me lembrei esses dias que o apelido Indiana foi adotado por causa de um cachorro que o pimpolho Jones tinha, segundo seu pai. Essa revelação, se não me falha a memória, está na sequencia da Praia, na qual o Sir derruba um avião com um guarda-chuvas e uma porção de gaivotas…
    Nossa, isso aqui ficou enorme.
    abraços

Deixe uma resposta