tanabata1O Festival Tanabata é comemorado todos os anos no sétimo dia do sétimo mês. Então, estamos super atrasados nessa postagem!!! Reza a lenda que uma princesa japonesa, Orihime (princesa tecelã), se apaixonou por um jovem e belo rapaz chamado Kengyu (ou Hikoboshi). Aliás, o sentimento foi recíproco, tanto que o casal deixou todos os afazeres cotidianos e outras responsabilidades para se dedicar apenas ao romance. Como todo pai japonês, Tenkou (Senhor Celestial) não via outra solução para a falta de disciplina e de irresponsabilidade da sua filha: separou Orihime de Kengyu. O problema é que Orihime ficou tão triste que seu pai resolveu permitir o encontro do casal apenas uma vez ao ano, justamente no sétimo dia do sétimo mês, mas sob uma condição: somente se conseguissem atender a todos os pedidos vindos da Terra. Uma bela lenda para explicar o encontro das estrelas Vega (representada pela princesa Orihime) e Altair (representada por Kengyu) que acontece nessa época do ano.

tanabata2No Brasil, há exatos trintas anos, em 1978,aconteceu o primeiro festival Tanabata na cidade de Assaí (PR), conhecida pela grande presença da colônia nipônica. Em São Paulo, no famoso bairro da Liberdade, o festival acontece desde de 1979.

Em Ribeirão Preto (SP), as ruas do Morro do São Bento são decoradas por enfeites típicos que imitam grandes estrelas (kussudamas) presos em grossos galhos de bambu formando túneis, e os visitantes passeiam debaixo destes enfeites multicoloridos e escrevem seus desejos em tiras de papéis coloridos (tanzaku), que são amarrados nos bambus (sassadake) e oferecidos às estrelas. Cada cor significa um tipo de pedido: branco (paz), rosa (amor), vermelho (paixão), verde (esperança) e azul (saúde).

Além do folclore, o festival Tanabata é um dos grandes momentos da celebração da cultura nipo-brasileira. Na programação é comum a exposição de ikebanas, apresentação de danças típicas e cerimônias tradicionais, demonstrações de artes marciais e oficinas de origami, mangá e bonsai. Sem falar nos pratos típicos, nos shows e outras exibições como filmes e documentários do país do sol nascente.

Adoooooooro o Tanabata Matsuri!!!

Postado por Tags: , , , Categorias: Arte & Cultura, Curiosidades
989

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

2 Comentários

  1. MILEY disse:

    adorei mostra td aqui

  2. MILEY disse:

    adorei

Deixe uma resposta