-Minhoca, Minhoca, me dá uma beijoca…
-Não dou, não dou, não dou!
-Então eu vou roubar!
CHUAC!!
-Minhoco, minhoco, você é mesmo louco! Você beijou errado: A boca é do outro lado!

Essa antiga musiquinha faz parte da infância de muita gente. Da infância do meu afilhado ainda fazem parte as histórias do General Minhoco. Este é um personagem que eu criei para povoar os contos que eu inventava nas longas caminhadas que fazíamos pela orla. O General Minhoco era um veterano de guerra e sua melhor arma contra os vilões, depois da sua aposentadoria, eram suas longas memórias que quando começava a desfiar ninguém resistia sem dormir ou fugir. O Doutor Colesterol (o vilão das historinhas) não tinha a menor chance.

E por que estou contando tudo isso? Primeiro, porque eu posso! Meus co-editores andam sumidos então eu pinto o sete, escrevo o que quiser, coloco os pés em cima dos móveis e ponho a música no último volume! Segundo, porque resolvi escrever um post sobre MINHOCAS FAMOSAS!

Embora a Wikipédia ensine que a palavra Worm (minhoca ou verme em inglês) tem origem nobre, significando Serpente ou Dragão (Orm no antigo idioma nórdico e Wyrm em anglo-saxão), elas acabaram sendo muito injustiçadas e mal retratadas posteriormente. Chamar alguém de verme rastejante é um insulto terrível, não um elogio.

A lista disponível na Wiki sobre minhocas é muito interessante, indo de seres mitológicos até personagens de videogames. Entretanto, a maioria retratada ali foge do que quero mostrar. Por exemplo, apresenta os vermes de areia de Duna, os grabóides de Ataque dos Vermes Malditos (Tremors), a Serpente de Midgard, que assassinou o deus Thor, entre outros. São criaturas aparentadas e poderosas, mas estão bem longe da simples e comum minhoquinha.

Não é fácil fazer uma lista dessas, com as “minhocas caseiras” mais famosas. Muitas são simplesmente coadjuvantes nas histórias, sendo caçadas por pintinhos atrapalhados ou sendo usadas de isca em uma pescaria do protagosnista. A maioria nem fala ou nome tem. Mas vamos ver o que consigo lembrar. Se vocês pensarem em mais alguma relevante, podem me dizer.

– EarthWorm Jim, divertido herói do jogo de mesmo nome.

– As minhocas guerreiras, do jogo Worms

– Os mascotes do blog Capinaremos


– A minhoca ridicularizada pelas Cobras, das tirinhas do Veríssimo

– Mauro Minhoca, dos Bichinhos de Jardim

Postado por Tags: , Categorias: Curiosidades
1064

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

1 Comentário

  1. […] têm tudo para tornarem-se as mais novas minhocas famosas de nossa […]

Deixe uma resposta