A história era simples: Passava-se no século XXV, em uma Terra destruída pela poluíção. O cenário era um deserto devastado e povoado por culturas primitivas. A Ark II era o último pólo de cultura, ciência e conhecimento que restou. A cada episódio seus pacíficos cientistas iam para uma nova aldeia ajudando os necessitados, combatendo a ignorância, preconceito e violência. A dinâmica do seriado se parecia muito com Jornada nas Estrelas clássica, porém em vez de se passar no espaço inexplorado acontecia aqui mesmo, em um planeta Terra pós-apocalíptico e, pode-se dizer, igualmente inexplorado.

Curioso como um programa de tv feito em um passado tão longíquo como 1976 já mostrava a preocupação com a poluição, o meio-ambiente e a destruição que o Homem vem causando ao planeta. A única outra mostra tão antiga dessa preocupação que eu me recorde apareceu na série japonesa Spectreman, de 1971.

Os cientistas tinham nomes bíblicos (coisa que na época em que eu assistia na TVS não tinha reparado): Jonah, Samuel, Ruth e Adam. Este último é um chimpanzé inteligente e falante! Outra coisa legal é que Ruth e Samuel ao contrário da maioria dos atores em seriados americanos, eram latinos.

Embora teve apenas 15 episódios produzidos, a série tinha uma produção boa. Entre os astros convidados estavam Jonathan Harris (o Dr Smith de Perdidos no Espaço), Helen Hunt (ainda criança) e o robô Robby (do filme Planeta Proibido, não confundir com o robô de Perdidos no Espaço).

O grande destaque da série ficava pela tecnologia dos cientistas, especialmente no que diz respeito aos seus meios de transporte. O mais interessante é que mesmo tendo um design bem legal, que em minha opinião é atraente até hoje, os veículos não eram peça de ficção, truque de filmagem, miniatura ou CGI (CGI? Huahuaua!). Eles existiam de verdade. Claro que na vida real não disparavam os lasers ou possuíam os campos de força vistos na série, mas os veículos eram reais e funcionais, o que fazia a gente sonhar em possuí-los ou ao menos dar uma voltinha rápida neles…

A Ark II parecia um RV (aqueles carros com um trailer integrados) e embora tenha esse visual estiloso foi construída com fibra de vidro a partir de um chassi de caminhão de lixo! Devido à posição das janelas, que dificultava um pouco a visão do motorista, não era muito seguro dirigí-lo à noite ou em meio a locais densamente provados. Muitos pensam que esse veículo foi feito pela mesma empresa que fez o LandMaster do filme pós-apocalíptico de 1977 Herança Nuclear (Damnation Alley), mas enquanto o Ark II foi feito pelo Grupo Brubaker, o Landmaster foi feito por Dean Jefferies. Eu sou fã dos dois veículos, claro.

O Roamer era um pequeno carro que saía de dentro do Ark II, algo como a nave auxiliar (shuttle) da Enterprise. Ele foi construído para o show modificando um Brubaker Box. Um o que? O Brubaker Box era um kit-carro produzido a partir de 1972 e feito a partir do chassis de um fusca. Tinha conceitos originais, como porta deslizante e foi o precursor da mini-van. Veja abaixo uma comparação do belo Roamer de Ark II e o original Brubaker Box. Para saber mais desse carrinho fora-de-série dos anos 70, visite o site Price of History.

Mas é claro que o veículo mais impressionante era o Jet Jumper, a mochila voadora. Na época eu imaginava que era um truque, mas descobri que ela realmente voava! Bem, hoje em dia isso não é segredo, já que ela foi vista na abertura da Olimpíada de Los Angeles e até em um desfile de escola de samba carioca na Marquês de Sapucaí. O único truque era que a mochila tinha uma autonomia real de vôo extremamente curta e por motivos de segurança, quem voava mesmo nunca era o ator. Saiba mais sobre as Jet Packs na wikipedia aqui e aqui.

O fã Kyle Clark criou plantas internas e externas da Ark II, assim como desenhou uniformes e equipamentos, tudo baseado nas plantas originais. Veja uma amostra abaixo ou clique aqui para ver o trabalho completo.

No Brasil é muito raro encontrar material sobre essa série, de forma que os fãs antigos não tem como revivê-la e as novas gerações ficam impossibilitadas de conhecer essa pérola. Enquanto isso, nos EUA, foi lançado até um box de dvd com todos os episódios e recheado de extras! Veja algumas fotos do box oficial abaixo, e se quiser comprar o original, tem disponível na Amazon.

E a cereja do post deixamos pro final: um video com a abertura e alguns minutos iniciais do seriado com a dublagem original em português da época!

Outros sites sobre a série: IMDB, TV.com, Wikipedia, Fanpage, 70slivekidvid, Mofolandia, Séries e Desenhos e InfantTV.

Postado por Tags: , , , , , , , , Categorias: Design, TV & Cinema, Veículos, Vídeo
1170

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

15 Comentários

  1. […] sabe o que é ARK II? Então confira nesse post anterior tudo o que você queria saber sobre a série e tinha medo de perguntar. Ou não tinha […]

  2. Daniel disse:

    Nossa! Fazia muito tempo que eu procurava alguma informação por esta série! Eu nem mesmo lembrava o nome, e muitas vezes conversando com os amigos ninguém se lembrava do seriado e até eu mesmo comecei a duvidar de sua existência, hehehe! Uau, parabéns por reunir essas informações!

    • Obrigado, eu era muito fã dessa série!
      Lá fora foi lançado em DVD e existe torrents pro aí pra baixar, mas nunca achei legendas.

    • Rafael disse:

      São muito raros os sites ou blogs com esse precioso conteúdo aqui no Brasil.
      Também havia levado muito tempo para procurar uma outra série e nem me recordava dessa, que também foi excelente!
      Tem um site com diversas aberturas de séries, desde muito antigas até atuais, em ordem alfabética:
      http://www.tv-intros.com/a/a.html
      Vale a pena conferir!

    • Elton Carvalho disse:

      Interessante Daniel você escreveu o que aconteceu comigo, não achei nínguem que conhecia a série. Foi exatamente assim que eu pensei.Vasculhei a internet e não encontrava nada e eu dizia caramba se isso não existiu como eu posso lembrar tão claramente do veículo (ARK II)e até da face dos atores?, sem contar que ainda quase na infância com dez anos apenas, nutria uma paixão pela Ruth que era belíssima e super amável.

  3. Leonardo disse:

    ARK II passa va na TVS (HOJE SBT)

  4. ALBERTO disse:

    RAFAEL, ESSA SÉRIE, QUE ERA UM FOGUETE QUE FOI FEITO EM UM FERRO VELHO, ERA UMA SERIE MUITO INTERESSANTE, SE CHAMAVA AQUI NO BRASIL DE …OPERAÇÃO RESGATE… E PASSAVA NA GLOBO, ERA LEGAL, VOCE ENCONTRA MAIORES DETALHES NO SITE http://www.mofolandia.com.br/ , AI VOCE ENCONTA ESSA E OUTRAS SÉRIES ANTIGAS.

  5. Rafael disse:

    Excelente!! Eu assisti essa série, mas não me recordo do canal. Não sei se era na globo ou na record, aqui em São Paulo.

    Havia um outro seriado muito parecido que estou a procura, mas não me recordo do nome… Eu posso me lembrar da abertura, pois se tratava de um ferro velho e, com a reciclagem das peças, foi possível construir uma estação espacial. A história enfocava a reciclagem dos materiais e a exploração estelar com o combustível reciclado. Foi na tv record, início da década de 80.

  6. paNdre disse:

    Legal seu post
    Eu não conhecia essa série
    Parece ter sido bem interessante

Deixe uma resposta