Dia 13 de agosto é o Dia do Economista. Escolheram o dia a dedo, não? Quando cai numa sexta-feira, então, a festa devia ser dobrada.

Bem, eu sou economista com muito orgulho dessa profissão que foi regulamentada no Brasil há apenas 57 anos. Nas palavras do reitor de uma universidade brasileira, “a Economia ajuda a entender as múltiplas faces da dinâmica social – desde as relações simples de compra e venda até as formas mais complexas do atual mundo financeiro”. E como disse Karl Marx, a Economia movimenta a sociedade, é responsável pela evolução do Homem.

Eu acredito que as revoluções, as mudanças, as guerras, as disputas religiosas, tudo, enfim, é motivado pelo dinheiro (e pelo poder, mas um traz o outro). Se você quer melhorias no meio ambiente, torne-as economicamente viáveis. Se você quer melhorias nas condições de vida das pessoas de um modo geral, mostre como isso irá beneficiar as pessoas que atualmente detém o poder econômico.

Acho também que devemos aprender a pensar por conta própria, em vez de aceitar uma verdade divulgada em jornais e na tv, que muitas vezes não é tão verdadeira assim. Para isso devemos entender o que se passa a nossa volta, quais as causas e conseqüências e, principalmente, ver que não existe uma única resposta. A Ciência Econômica está aí exatamente para isso.

Existem diversas mentes brilhantes que pensam completamente diferentes uma das outras e apresentam teorias e propostas que você pode concordar ou discordar. Ou mesmo concordar com uma delas para um determinado momento e achar que em outro seria melhor aplicar uma idéia diferente.

Eu recomendo a leitura dos artigos que costumam ser publicados no Conselho Federal de Economia (COFECON) e no Conselho Regional de Economia (CORECON). No IBGE você também pode conhecer mais sobre a profissão de economista. Recomendo bastante também a leitura desse post do blog Visão de Futuro.

Postado por Tags: , , Categorias: Curiosidades, Economia & Política, Editorial
1283

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

2 Comentários

  1. […] outros anos já postei galeria de visões artísticas, escrevi editorial e falei de economistas históricos. Dessa vez, serei breve e falarei direto com meus colegas: […]

  2. […] dia 13 de agosto é comemorado o Dia do Economista. Escrevi alguma coisa sobre isso no ano passado e em junho deste […]

Deixe uma resposta