Parece que andar de bicicleta não é apenas mais saudável mas também contribui para a melhoria da segurança no trânsito.

Bicicleta no trânsitoPesquisa recente de uma universidade australiana, abrangendo 17 países e 68 cidades da Califórnia (Estados Unidos) resultou em uma conclusão surpreendente: Quanto mais gente andando de bicicleta nas ruas, menos acidentes acontecem com os carros.

Segundo Julie Hatfield, especialista em ferimentos da universidade, “Parece que os motoristas ajustam seu comportamento na presença de um número crescente de pessoas com bicicletas nas ruas”.

Com menos acidente, as pessoas passam a perceber as bicicletas como um meio de transporte mais seguro.

“Com mais bicicletas nas ruas os motoristas tendem a terem uma consciência mais ‘ciclística’ e por conseqüência, serem mais simpáticos com estes”

Reclinada Especialistas em segurança dizem que o declínio nos acidentes é independente da criação de leis mais amigáveis aos ciclistas ou da criação de infra-estrutura específica, como ciclovias por exemplo. O estudo foi feito na Austrália, Dinamarca, Holanda, 14 outros países europeus e 68 cidades da Califórnia.

Embora o foco da pesquisa tenha sido nas bicicletas e ciclistas, parece que a mesma regra se aplica aos pedestres, disse a pesquisadora.

Eu acrescentaria que a bicicleta na rua é um elemento estranho a este ambiente, de modo que isto faz aumentar o grau de atenção dos motoristas fazendo com que sejam mais cuidadosos de um modo geral.

Fonte: LiveScience

Postado por Tags: , , , , Categorias: Ciência & Tecnologia, Curiosidades, Variedades
1579

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro.

  1. manuel barral disse:

    tinha que comentar, aqui no Brasil, ser ciclista é ser um alvo de diversão dos carros: fechadas, freiadas bruscas e investidas. Ciclismo no Brasil só aument a venda de acessórios 😛 (capacetes buzinas etc)

Deixe uma resposta