Fora do Ar, Bloqueado, Sumiu?

Caros amigos e visitantes, vocês devem ter notado que ultimamente tem estado mais difícil acessar o NewsErrado. Diversas vezes tentamos entar na página principal ou direto em algum post, mas o site parece estar fora do ar, certo?

Bem, agradeçam ao nosso amado servidor Dreamhost que considerou que estamos fazendo muito sucesso ultimamente e como recompensa avisou que estaria nos deixando mais lentos ou mesmo inacessíveis durante algum período do dia.

Não entendi direito como é esse bloqueio, se é durante algumas horas do dia ou a partir de 2000 visitas diárias. Só sei que realmente está sendo um transtorno para vocês e para nós.

Estamos tentando resolver isso com eles, mas na pior das hipóteses simplesmente mudaremos para um servidor alternativo. Enquanto isso, percebemos que o acesso na parte da manhã é mais fácil do que na parte da tarde.

Estatísticas Parciais

Bem, vamos dar uma olhada nesse tal sucesso fabuloso que o Dreamhost nos credita, afinal quem leu as estatísticas-combo viu que embora agosto tenha sido um mês bom, junho e julho foram de crise.

No período que vai de 11 de agosto a 10 de setembro foram 53.881 visitas e 86.086 visualizações de páginas.

Só nos 10 primeiros dias do mês de setembro, mesmo com essa dificuldade de acesso foram 22.641 visitas, sendo o pico de 3.435 e cinco dias acima dos 2.000 visitantes. Para melhor comparar, no período semelhante do mês passado foram 14.078 visitas, sendo o pico de 2.495 e dois dias acima dos 2.000 visitantes. Enquanto eu escrevo esse post, antes das 8 da manhã do dia 11, já são 793 visitas.

Páginas mais visitadas nesses 10 dias:

Acelerador de partículas pode produzir buracos negros | 6.055
Conheça o novo caveirão: a Força é forte com esse | 3.984
Pessoas voando | 2.066
Cientistas do LHC recebem ameaças de morte | 867
LHC – Contagem Regressiva | 684
LHC@Home: ciência sem sair de casa | 432
Download de Wallpapers: + de 4000 imagens | 356
Comparando o LHC com naves espaciais | 329
Fatos, curiosidades e fotos VR do LHC | 228
200 anos da vinda da Família Real | 226

Conclusões

Está mais do que óbvio que o acionamento do LHC é o grande responsável pelas visitas ultimamente, uma vez que o Newserrado resolveu adotar o acelerador de partículas, informando e promovendo o debate sobre essa conquista da ciência que tanto fascina como assusta muita gente. Considerando que em outubro é que se dará de fato a primeira colisão de prótons, o interesse por esse assunto ainda deve continuar. E depois? Um dia esse assunto vai cansar…

Mas sempre existirá um assunto que será a “estrela do mês”, como Olimpíadas ou Campeonato Brasileiro. Sem falar nos assuntos gerais, como as fotos do caveirão ou resenhas de filmes e músicas, que acabam agradando à uma massa maior de pessoas. Esses visitantes eventuais porventura podem tornar-se visitantes freqüentes: após cada grande pico de visitas, geralmente a média acaba se estabilizando em patamar superior ao existente antes.

Dessa forma, o NewsErrado deve estar preparado para continuar a trajetória de crescimento e continuar buscando novos visitantes e manter os atuais. Tudo isso sendo fiél ao princípio, à nossa Diretriz Primeira, que é fazer um site que nós mesmos gostaríamos de encontrar navegando.

E se o servidor não aguenta o rojão, existem muitos outros peixes nesse lago. Viva a concorrência!

Update: Em 11 de setembro tivemos o inédito número de 7.069 visitantes!

Postado por Tags: , , Categorias: Editorial
1615

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

Ninguém comentou ainda, seja o primeiro.

  1. Zhe, nossa hospedagem é no exterior. Só que eles prometeram coisas que não estão cumprindo. Estamos sondando novos servidores e logo estaremos estáveis novamente.

  2. Daniel Zhe disse:

    Já consideraram hospedar no exterior? Eu tenho um site com poucas visitas e já tive muitos problemas com servidores brasileiros, até que meti a mão no bolso pra hospedar lá fora.

    Acho que vale a pena. Só precisa ter um cartão internacional.

Deixe uma resposta