Dia 19 de setembro é o quê?
É o Parking Day ou mais precisamente Park(ing) Day.

O que é isso?
É um dia dedicado a chamar atenção para a qualidade de vida que levamos na cidade grande.

Como assim?
A maioria das pessoas – governos e cidadãos – priorizam muito o uso do automóvel, em detrimento das pessoas, das áreas verdes, enfim, da vida. Na correria do dia-a-dia, acabamos esquecendo que o que realmente importa é a vida que levamos. As pessoas deveriam andar mais, usar mais bicicletas, curtir a paisagem em volta, jogar conversa fora…

E como é esse protesto/alerta?
Uma pessoa ou grupo de pessoas escolhe uma vaga de estacionamento rotativa na rua (tipo Vaga Certa), paga pelo estacionamento por um determinado período, mas em vez de parar um carro ali, monta uma pracinha ou parquinho ali. Um ambiente com verde, bonito, com um banquinho pra sentar e conversar, por exemplo. Ao término do período pago, o parquinho é empacotado e a vaga fica liberada. Nenhum dano feito, nada ilegal ocorreu, mas a cidade ficou melhor para as pessoas por um dia ao menos, em um pedacinho de espaço. Um movimento que se espalhado, como um efeito dominó, poderá tornará as cidades melhor por mais tempo, de modo mais efetivo e duradouro.

Por que chama-se Parking Day?
Na verdade o nome original é Park(ing) Day, fazendo trocadilho com a palavra PARK que tanto significa PARQUE como ESTACIONAR.

De onde veio essa idéia, e onde ocorre o Park(ing) Day?
Esse evento começou em 2005, em São Francisco, na Califórnia, mas logo espalhou-se por outras cidades americanas e já está mobilizando pessoas do mundo todo. No site oficial são mencionadas cidades na Austrália, Canadá, República Dominicana e Holanda. Mas o evento se espalhou por mais lugares do que eles imaginam. Hoje mesmo, no telejornal Bom Dia Rio, da Globo, eu vi um carioca lançando esse movimento em sua cidade (update: ele pertence à ONG VAGA-VIVA). Tenho certeza que diversas outras cidades também participam do evento e, a medida que a divulgação aumenta, em breve teremos várias vagas transformadas em parquinhos pelo mundo afora.

Se tem site oficial, cadê o link?
Aqui: Parking Day.

Gostei, mas não sei fazer isso. Tem um manual?
Sim, feito em PDF, um manual foi disponiblizado, com sugestões para você tornar o seu espaço melhor, incluindo sugestões de decoração, o que levar para seu parquinho, como agir com autoridades, críticos e curiosos. Tudo de forma bem leve e descontraída: até uma festinha é sugerida ao final do Parking Day.

Só falta uma coisa: Fotos!
Então não falta mais nada: Veja abaixo uma galeria de fotos do Park(ing) Day.

Postado por Tags: , , , , , Categorias: Ciência & Tecnologia, Curiosidades, Utilidades, Veículos
1723

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

Deixe uma resposta