Fui enganada durante toda minha vida!
Sempre que procuro uma receita no Google, eu costumo colocar as palavras “verdadeiro(a)” ou “tradicional” antes da receita desejada. E, como eu estou com vontade de fazer uma torta doce, resolvi procurar uma receita de torta holandesa. Sabe aquela de creme, chocolate e bolachas calipso? Então, para meu espanto essa não é uma torta holandesa legítima!
Segundo o site EPTV.com (a TV Globo das caipira-pirapora) a VERDADEIRA torta holandesa não é de chocolate, mas feita com frutas (principalmente morangos ou limão), como todas as tortas tradicionais da Holanda!
Por isso, depois de minha grande descoberta da semana (ainda é Terça-Feira!), resolvi compartilhar com vocês a receita da VERDADEIRA TORTA HOLANDESA…porque receita de torta holadesa certa existe!!!

TORTA HOLANDESA DE MORANGO
Massa de Speculaas (espécie de bolacha, tipíca da Holanda)
200 gramas de farinha de trigo
110 gramas de manteiga
50 gramas de açúcar refinado
50 gramas de açúcar mascavo
3 colheres de sopa de água
1 colher de sobremesa de speculaas kruiden (pode ser substituído por canela e cravo em pó, mas é um “tempero” importado da Holanda)
1 colher rasa de fermento em pó

Modo de fazer: Misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea. Deixe descansar na geladeira por aproximadamente uma hora. Pese 200 gramas da massa e cubra o fundo de uma fôrma de aro removível. Com o restante da massa, faça bolachas redondas para usar na decoração da torta. Asse no forno a 180 graus. Reserve.

Cobertura de Bavaroise de Morango
Ingredientes:
300 ml de creme de leite fresco
200 ml de polpa de morango
100 gramas de açúcar
8 gramas de gelatina (equivalente a 1 colher de sopa rasa)
40 gramas de água (equivalente a 6 colheres de sopa)
Morangos frescos

Modo de fazer: Dissolva a gelatina na água. Deixe descansar por 5 minutos e depois aqueça no microondas por aproximadamente 10 segundos. Não deixe ferver. Num recipiente, misture o açúcar e a polpa. Adicione a gelatina dissolvida. Bata o creme de leite fresco em ponto de chantilly. Junte o creme à polpa e misture delicadamente.

Despeje o bavaroise sobre o fundo de speculaas e coloque na geladeira por aproximadamente 6 horas para firmar. Cubra a torta com uma calda de morango batido no liqüidificador com um pouco de açúcar. Decore a torta com as bolachas e os morangos frescos.

Postado por Tags: , , , Categorias: Curiosidades, Variedades
2532

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

Deixe uma resposta