Não sei qual apelido vai pegar, se o abichornado “blindadinho” ou o legal “Vespa (de Veículo Especial de Patrulhamento). Depois do novo caveirão peso-pesado Darth Vader, a polícia do Rio ganha um novo reforço: um caro blindado para ser utilizado no patrulhamento de vias expressas e bairros onde são freqüentes os ataques à policiais.

Com tecnologia desenvolvida no Centro Tecnológico do Exército (CTEx), a maioria das peças do veículo é de fabricação nacional. O custo de manutenção do carro foi considerado baixo pelos projetistas, o que é importante se pretendem que esse carro substitua as PATAMOS atuais.

O protótipo levou um ano para ficar pronto e agora será testado na prática. De acordo com comentários e observações feitos por policiais ao longo de dois meses de testes, ele poderá receber algumas modificações no modelo final.

O Vespa pesa mais de 5 toneladas, tem 2m de altura e 3,5m de comprimento. Com velocidade máxima de 130 km/h, ele possui mobilidade maior que o caveirão. Ele conta com duas seteiras na frente e quatro nas laterais, pneus à prova de bala e blindagem que aguenta até tiro de fuzil. O veículo tem capacidade para 5 policiais na parte da frente e seis presos atrás. Essa parte traseira pode receber uma divisória permitindo, por exemplo, separar prisioneiros de facções rivais.

Fontes: Secretaria de Segurança e G1

Postado por Tags: , , , Categorias: Veículos
2677

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

1 Comentário

  1. […] Conheça o Vespa, o novo blindadinho da PM (0) […]

Deixe uma resposta