Não, isso não é título de filme de Ficção da Tabajara Films e nem algum jogo novo. A realidade pode ser mais bizarra do que a fantasia.

worms3dNo mês de setembro deste ano foi publicado um estudo feito em minas abandonadas da Inglaterra e País de Gales que mostrou várias novas espécies de minhocas que evoluíram recentemente e adaptaram-se ao terreno altamente contaminado destas minas exauridas.

Este é um exemplo de como mutações e adaptações genéticas podem acontecer muito rapidamente, ao longo de poucas décadas ou até mesmo anos.

O impressionante é que estas minhocas proliferam e se alimentam em terrenos altamente contaminados por metais pesados como chumbo, zinco, arsênico e cobre. A composição do solo parece não estar apenas sendo suportada mas sim direcionando a evolução destas novas espécies.

Interessante notar que as minhocas não metabolizam os metais, elas os ingerem e depois excretam sem modificação química alguma, em uma minhoca normal (e até em humanos) isto seria o suficiente para levar o indivíduo à morte certa. Mas estas minhocas mutantes desenvolveram a habilidade de recobrirem as moléculas metálicas com uma camada de proteína que as torna inertes em seu organismo.

worms

Os cientistas agora irão estudar estas minhocas à respeito da possibilidade de usa-las na limpeza de terrenos contaminados por indústrias.

Plantação de metal

O processo imaginado para limpar o terreno é ainda mais incrível do que o fato das minhocas “comerem” chumbo. Como as moléculas metálicas são excretadas com uma cobertura protéica, elas passam a ser utilizáveis pelas plantas que crescem nestes solos absorvendo assim, os metais tóxicos que antes seriam fatais ou ignorados.

O estudo agora visa descobrir qual combinação de minhocas e plantas é mais eficiente no processo de absorção das toxinas e pode, no futuro, levar a atividade de mineração a se confundir com a da agricultura onde os vegetais seriam colhidos para extrair o metal que absorveram do solo.

Estas têm tudo para tornarem-se as mais novas minhocas famosas de nossa galeria.

Fonte: National Geographic

Postado por Tags: , , , , , , , , Categorias: Ciência & Tecnologia, Curiosidades
2749

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

2 Comentários

  1. Acho que você não captou corretamente o pensamento, o objetivo é usar os vegetais como fonte de metal e não para alimentação.

  2. já vejo o dono da mineradora todo faceiro ao anunciar que sua atividade contribui para o meio ambiente saudável e ainda serve para alimentar os famintos do mundo com seus legumes livres de agrotóxicos. quando a rapaziada começar a morrer a culpa vai ser da falta de saneamento das áreas pobres e não do chumbo no alface.

Deixe uma resposta