Todo Aidemin que se preze treme quando chega o emailzinho da CAIS falando que vai começar o adorado/odiado Horário de Verão!

Em algumas empresas, como a que eu trabalho, onde a autenticidade de informações em caso de auditoria por exemplo tem que estar teoricamente totalmente excelente, você tem que necessariamente ter o mesmo horário em TODOS, eu disse TODOS os ativos de rede da sua empresa. Servidores, estações de trabalho, switches, roteadores, access points, etc… sim… TODOS tem que estar na mesma página (ou no mesmo horário) pra empresa não ser pega de calças curtas.

A possibilidade disso acontecer?! Quase nula onde eu trabalho, mas qualquer empresa que tem métricas mais definidas e bem mais passíveis de auditoria sabe que essas medidas são necessárias. Além disso têm arquivos gerados por sistemas da empresa que têm que estar no horário certo, calendários de diretores ou pior, de secretárias que não podem conflitar com os registros dos Smartphones e tablets e mais uma infinidade de dependências que tornam o trabalho ainda mais penoso.

Pra ativos de rede como switches e roteadores não existe uma receita de bolo que deixe tudo simples de ser feito, mas no maravilhoso mundo Windows, já temos uma solução bacana.
A Microsoft lançou esse ano pra clientes corporativos um KB (Knowledge Base) informando o período de vigência do Horário de Verão no Brasil para esse e para todos os anos seguintes. Mas… comeisso?!? Simples! O Governo Federal lançou um decreto onde determina que TODO Horário de Verão de TODOS os anos a partir de 2008 iniciará no terceiro domingo de Outubro e terminará no terceiro domingo de Fevereiro a não ser que role o período do Alalaô (Carnaval), onde ae o término vai pro final de semana seguinte. Acabou a putaria de todo final de ano ter que ficar atualizando script em rede pra atualizar configuração de máquinas.

O KB com o patch de correção serve pra quem quiser instalar o arquivo num ou mais PCs em casa ou quem tem um WSUS e quer distribuir pras estações da empresa. Em ambos os casos, o patch só roda em Windows XP, Vista, 2000, 2003 e 2008.

NOTA DO Aidemin: Por decreto, nos anos de 2012 e 2013 o Horário de Verão não será implementado no Estado da Bahia!
NOTA DO Aidemin 2: Para os que utilizam Windows 7 e Windows 8, o Windows Update dá conta de atualizar a estação de trabalho com o patch apropriado.
NOTA DO Aidemin 3: Para smartphones e tablets com conexão à redes de celular, a própria operadora se encarrega de fazer os ajustes, que são bem sucedidos na grande maioria dos casos.

Depois desse “botão direito/corrige todo mundo pro Horário de Verão” é só dar um “botão direito/bora pro bar mais cedo”!!!

´s e acertem os seus relógios!!!

Postado por Tags: , , , Categorias: Ciência & Tecnologia, Internet, Utilidades
2892

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

4 Comentários

  1. rosangela joyce disse:

    o horario de verao acabara 21 de fevereiro meia noite de sabado ele acaba e domingo vota a hora igual

  2. Aidemin disse:

    Também concordo com você, master! Ficaríamos com o sol por mais tempo pra tomar uma gelada! Resta esperar pra ver se a folia não interfere, como o Salau comentou acima. Abraço!

  3. elcio disse:

    gostaria de sugerir que o horario de verão fosse na data de 11/10 – vespera do feriado, onde sería melhor para adptação de todos, e também que o final fosse durante o domingo que antecede o carnaval. Assim acho que todos poderiam se adpatar melhor com os novos horarios…. vamos faze r esta reividincação a quem de direito……..

  4. Opa, o Aidemin voltou, bem que eu achei que toda esta chuva que cai aqui há 40 dias e 40 noites era estranha.

    Só uma correção, o decreto determina que o horário de verão começa no terceiro domingo de outubro e encerra no segundo domingo de fevereiro (exceto quando tem folia).

Deixe uma resposta