Não é a música do Camaleão (David Bowie, para os incultos), mas tem tudo a ver. O seriado Life on Mars, originalmente transmitido pela BBC, conta a história de um inspector de polícia, Sam Tyler, que, após sofrer um acidente de carro, acorda em 1973. A trama toda se desenrola em cima da seguinte questão: o que Tyler precisa fazer para voltar para o seu tempo presente?

Life_on_Mars_logo

(logo da série Life on Mars)

Parece bem tosco essa temática, mas lembre-se: é um seriado inglês, por essa razão algumas questões filosóficas, ou não, estão presentes em toda trama, sem ser demasiadamente pedante. Dá para viajar bastante nas discussões quanto à percepção da realidade, da alteridade e da eficiência de certos métodos, científicos ou não, adotados pela polícia.

LOM_characters

(Dorothy…ops! quero dizer: Sam Tyler, ao centro, e seus amigos, em 1973, Chris, Hunt, Ray e Annie)

Sem falar na trilha sonora: músicas da década de 70 e as várias referências a obra-prima de David Bowie. Além da música Life On Mars?, que dá nome à série, o “alter” do DCI Tyler é o fodão Gene Hunt, uma espécie de Dirty Harry, que se auto intitula “Gene Genie”, o que nos leva a outra música do Camaleão: a “The Jean Genie”.

Parece um “Mágico de Oz” na versão policial e com referências musicais da década de 70. Muuuuuito bom. E tem a versão americana, que conta com discussões raciais, pois a personagem principal é um negro e uma continuação, na versão feminina, Ashes to Ashes (referência a outra música de David Bowie!).

Links:

Clipe da música Life On Mars?: http://www.youtube.com/watch?v=ueUOTImKp0k

David Bowie na Last.fm: http://www.lastfm.com.br/music/David+Bowie

Discografia do David Bowie: akemi-akemi.blogspot.com

No fórum isLife.Corp, você pode achar os links das duas temporadas da série. Mas, precisa ser registrado.

😛

Postado por Tags: , , , , , Categorias: TV & Cinema
2932

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

1 Comentário

  1. […] li por aí em uma porção de sites que “a versão britânica é mil vezes melhor do que a americana”. Fico imaginando que a versão britânica do Life On […]

Deixe uma resposta