Comprovado experimentalmente o que quase todos já sabíamos: mulheres de vermelho são fatais para o desejo masculino.

Vermelho é a cor da paixão, não só de forma figurativa mas também comprovado com experimentos psicológicos, segundo um estudo recente da Universidade de Rochester.

The-Woman-in-Red Desde rituais antigos até a modernidade, em diversas culturas e momentos da história, a cor vermelha tem sido associada com o desejo e o romance. Para testar este “senso comum” foram realizados vários estudos que comprovaram a veracidade sobre a influência do vermelho sobre o desejo masculino.

Em um dos estudos foi apresentada a mesma foto de uma mulher em uma moldura branca e em uma moldura vermelha, seguida de perguntas como “Quão bonita você acha esta pessoa?”.  À seguir a mesma foto foi apresentada em molduras cinza, azul e verde, sempre com a mesma saturação de cor e foram repetidas as perguntas.

Em um outro experimento foi apresentada a mesma foto mas com a cor da roupa da mulher digitalmente tratada para vermelho em uma imagem e azul em outra. Neste caso as perguntas foram além da atratividade pela pessoa na foto. Foram feitas perguntas sobre como seria um encontro hipotético com ela com por exemplo “Se você tivesse $100 na carteira, quanto estaria disposto a gastar neste encontro?”.

Em todos os casos as mulheres emolduradas em vermelho ou com roupa vermelha, foram avaliadas como mais atrativas ou mais desejáveis do que exatamente a mesma mulher com outras cores.

Quando elas usavam roupa vermelha os homens além de acharem mais atrativa também estariam dispostos a gastar mais em um encontro.

“É fascinante como algo tão universal como a cor pode ter uma influência em nosso comportamento sem que sequer percebamos”, disse um dos pesquisadores

Os pesquisadores dizem que esta preferência pode ser cultural mas destacam que pode haver um fundo biológico já que primatas não-humanos como babuínos e chimpanzés costumam ser atraídos por fêmeas que mostram algo vermelho.

O efeito da cor vermelha afetou apenas os homens e apenas em sua percepção sobre a atratividade das mulheres, não houve influência sobre sua percepção de mais ou menos amigáveis, inteligentes ou carinhosas.

080811-ref-match-02Outros campos

Outro estudo do mesmo grupo demonstra que a influência do vermelho pode aparecer em situações de competição esportiva, por exemplo. Em um confronto esportivo, ver a outra equipe de vermelho, na média, levaria a um resultado inferior.

Um estudo mais recente mostra que juízes tendem a dar vantagem a competidores de vermelho.

Como aqui no BNE tem um monte de gremistas, isso vai dar briga.

Outra coisa que lembrei quando li este artigo foi a propaganda do Campari que aparece uma mulher linda em um vestido branco mas depois que o mesmo vestido fica vermelho ela passa a ser irresistível (pena que não achei o vídeo).

O estudo foi publicado na versão online do Journal of Personality and Social Psychology no último dia 28 de outubro.

Fonte: LiveScience

Postado por Tags: , , , , , , , Categorias: Ciência & Tecnologia, Curiosidades
3042

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

Deixe uma resposta