Comemorando o Dia da Consciência Negra, resolvi compilar uma lista dos 10 negros mais famosos, já que nada está mais in do que ser negro. Como diz o ditado em inglês, “black is beautiful”.

A lista teria apenas pessoas, mas resolvi ampliar a homenagem. Aí é claro que não pude ficar com apenas 10.

Personalidades:

Barak Hussein Obama

Ele é o máximo, é desbravador, é a esperança da humanidade. Sucesso na internet, na política, nas lojas de brinquedo sexual, o Presidente eleito dos EUA não é 100% negro, mas seu DNA é suficientemente escuro para ser aceito nessa lista, e no topo.

Pelé

Nenhuma lista de negros famosos pode excluir o exemplo mais citado pelas pessoas de um negro rico, competente e bem sucedido. O tempo passa e ele continua bem na vida, ainda cheio da dinheiro, influente e presente na mídia mundial. Para quem vive em outro planeta, Édson Arantes do Nascimento, o Pelé, foi o maior jogador de futebol do mundo segundo um zilhão de pesquisas e estatísticas.

Lewis Hamilton

Esse piloto inglês de Fórmula 1 é um dos desbravadores e pioneiros que trazem orgulho à causa negra. Junto com Obama, é um dos responsáveis pela Onda Negra que vem varrendo o mundo. Sua habilidade nas pistas e seu carisma fora delas fez que com que muita gente no Brasil torcesse por ele, a despeito do Felipe Massa ser um piloto brasileiro com chances reais de conquistar um campeonato.

Samuel L Jackson

Talvez poucas pessoas sejam tão cool quanto este ator norte-americano, esteja usando cabelo black power (Jules Winnfield de Pulp Fiction) ou esteja careca (Mestre Mace Windu de Star Wars). Ele poderia arrebentar com a sua cara e você ainda sairia sorrindo, feliz por tê-lo conhecido ao vivo. Ativista pelos direitos dos negros, ele é outro orgulho pra causa. Mesmo tendo participado de Serpentes a Bordo (Snakes on a Plane).

Camila Pitanga

Entrou na lista porque eu quis. E não vou tirá-la, pronto.

Lázaro Ramos

Eu conheci esse ótimo ator nacional em O Homem que Copiava, um filme que recomendo a todos ver, comprar e assistir de novo. Nâo sei se pessoalmente ele é simpático como seus personagens. Mas como não vou ser seu amiguinho pessoal ou de Orkut, ele entra pela qualidade do seu trabalho.

Menções honrosas: Daiane dos Santos, Hélio de La Peña, Milton Gonçalves, Milton Nascimento, Beyonce, Will Smith

Continue lendo para ver as escolhas em outras categorias.

Personagens:

Uhura

Personagem pioneira na televisão. Hoje pode parecer que o papel dela não era muito grande, mas para os racistas anos 60 dos EUA, ela tinha bastante destaque. Isso sem falar no famoso primeiro beijo inter-racial da televisão.

Kunta Kintê

“Meu nome é Kunta Kintê”. Ele foi o personagem mais marcante da mini-série norte-americana Raízes (Roots), que contava a saga de uma família de negros desde a sua captura na África até a escravidão na América. A luta pela liberdade, honra e orgulho tem tanto espaço como os amores e dramas apresentados.

Tempestade

Acredito que seja a heroína negra mais famosa e poderosa de todas. O Pantera Negra, seu marido, também é legal. Mas em termos de poder ninguém se compara a ela.

Mickey Mouse

Sim, isso mesmo, o camundongo Mickey. Vai dizer que nunca repararam que ele é negro? O rosto é branco, assim como suas luvas. Mas sua pele é totalmente negra.

Outros:

Buraco Negro do LHC

Nada tem metido mais medo ou atraído tanto curiosidade como a possibilidade da criação de um mini-buraco negro na superfície da Terra, conseqüência da ativação do acelerador de partículas LHC. Leia mais sobre ele aqui e entenda a fascínio e o terror que ele provoca.

Lotus John Player Special

Esse carro de corrida era lindo (eu tinha até uma miniatura em metal) e foi com ele com Ayrton Senna obteve sua primeira vitória na Fórmula 1.

Cartão de Crédito American Express Black Platinum

Era uma lenda urbana, porém a AMEX encampou a idéia e criou esse mega-exclusivo apenas para convidados e que podem gastar milhões de dólares por ano.

Leitura externa recomendada: Revista Raça Brasil, Afro-Brasileiros na Wikipédia e Movimento Negro na Wikipédia

Leitura de posts recomendada: Dia da Consciência Negra, Blaxploitation e Blaxploitation 2: Quarteto Fantástico

Postado por Tags: , , Categorias: Curiosidades
3464

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

5 Comentários

  1. Will Rez disse:

    tbm fiz uma homenagem.. sou negro.. mais isso num tem nada haver..

  2. […] Destaques – Dia Nacional da Consciência Negra:Crônicas racistas; O negro na TV; O dia que me acusaram de racista;  Consciência Negra – Levante essa bandeira; Arena contaZumbi; Negro is beautiful […]

  3. Carol disse:

    Boa seleção, heim! Eu acho o Lázaro Ramos um ótimo ator…independente da quantidade de melanina…

  4. Não cortei. As imagens das categorias “Personagens” e “Outros” são miniaturas/thumbanails. Ao clicar nelas você a imagem completa e em tamanho maior.

  5. Kunta Kinte, que mais tarde foi promovido a Engenheiro-chefe da Enterprise e mais adiante a Capitão. Uma carreira de sucesso.

    Não precisava cortar a cabeça da Uhura.

Deixe uma resposta