Em 07 de janeiro de 1929 surgia a primeira tirinha de quadrinhos de ficção-científica do mundo: Buck Rogers.

O personagem na verdade surgiu antes, na história Armageddon 2419 AD, da revista Amazing Stories de 1928. A história ganhou continuação em março de 1929 e mais tarde ambas foram reunidas em um livro. Nessa época o personagem se chamava Anthony Rogers. Quando ele foi para os quadrinhos é que passou a se chamar Buck Rogers, em homenagem ao cowboy Buck Jones. Uma curiosidade: embora nos quadrinhos Buck e Wilma eram eternos namorados, nas histórias eles acabaram se casando.

Qual era a trama dessa primeira história, adaptada para os quadrinhos? O militar Tony Rogers fica preso em um desmoronamento de uma mina no século XX (1927) e exposto a uma vazamento de gás entra em coma por 492 anos, acordando no século XXV (2419). Ao defender Wilma Deering, uma “soldada” americana, ele se junta às Forças Nacionais contra os inimigos asiáticos. Dr Huer e Buddy Deerings eram aliados, enquanto o ex-namorado da Wilma, Killer Kane e sua nova amada Ardala eram vilões recorrentes. A série de tirinhas mostrou ainda mais aventuras, pois após enfrentarem os mongóis, eles partiram para aventuras no sistema solar, sempre cheios de invenções e bugigangas futuristas para combater os alienígenas que habitavam Plutão ou Vênus, por exemplo.

Essas tirinhas foram inéditas e extremamente inovadoras, abrindo caminho para o gênero. Em 1932, Buck Rogers foi para o rádio, tornando-se o primeiro programa sci-fi de rádio. Uma série de cinema com Buster Crabbe foi feita em 1939 e uma outra de televisão estreou em 1950. Entre 1979 e 1981 passou na TV a série mais conhecida pela geração atual.

Curiosamente, 07 de janeiro também marcam as estréias das tirinhas de Flash Gordon e Tarzan.

Para saber mais sobre Buck Rogers leia na Wikipedia, nesse excelente texto do efanzines ou nesse outro. Abaixo, uma galeria de imagens relacionadas com este herói pioneiro da ficção-científica:

Postado por Tags: , , , , Categorias: TV & Cinema
4217

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

4 Comentários

  1. […] únicas foram essenciais na defesa do planeta Terra. Leia mais sobre ele nesse post exclusivo sobre Buck Rogers. Por que ele foi congelado? É a premissa inicial do personagem, tratar de um homem heróico do […]

  2. […] no News Errado – por Antonio […]

  3. Feijó disse:

    belo titulo pleonástico

Deixe uma resposta