riverworldMorreu enquanto dormia, aos 91 anos, um dos grandes nomes da ficção-científica: o escritor norte-americano Philip José Farmer.

Pioneiro ao abordar o sexo em histórias sci-fi, ele foi ganhador de diversos prêmios Hugo e indicado para vários Nébula, entre outras premiações. Além do sexo, também trabalhou com religiosidade e gostava de usar personagens existentes na ficção e na História em algumas de suas obras. Eu diria que além de um grande escritor de obras totalmente inéditas, ele também escrevia excelentes “fan-fictions” mesmo antes deste termo ser inventado.

Algumas de suas obras mais famosas são a série Riverworld (um pós-vida onde todo ser humano que já viveu ressucita ao mesmo tempo no vale de um rio que corre por toda extensão do planeta), World of Tiers (histórias passadas em universos paralelos criados artificialmente há milhares de anos por uma raça de humanos tão avançados tecnologicamente que possuíam poderes quase divinos e a imortalidade) e Dayworld (quando a população do mundo está tão grande que as pessoas hibernam 6 dias da semana, vivendo apenas um dia a cada 7).

Vale a pena visitar a wiki sobre Farmer em inglês, que mostra a bibliografia completa, incluíndo os contos, o site oficial do escritor e esta página em português sobre Philip José Farmer que conta com os títulos de sua obra em Portugal, sinopses, capas e críticas. A notícia do falecimento pode ser conferida na Folha de São Paulo.

Eu tenho 3 livros do Farmer: Serpentes da Lua, que ainda não li (quem não tem diversos livros não lidos em sua estante que atire a primeira pedra!),  Os Amantes do Ano 3050 (The Lovers) e Tempo Suspenso (Dayworld).

amantesano2050Os Amantes do Ano 3050 foi exatamente aquele que primeiro apresentou a ligação sexual entre um ser humano e uma alienígena. Neste livro, a Terra vive um momento de extremo puritanismo, pregado pela religião dominante. Uma expedição é enviada para um planeta cuja a raça inteligente evoluiu do inseto. O linguista e espião terráqueo conhece uma moça misteriosa e extremamente bela, se apaixonando por ela. Ele precisa manter o relacionamento em segredo e ainda tem que lidar com as surpresas que o aguardam. O livro é bem interessante e realmente diferente do que se costuma ler em ficção-científica.

farmer-tempo_suspensoTempo Suspenso mostra um mundo onde cada pessoa só pode viver um dia a cada semana, e como as populações nunca se encontram, cada uma desenvolve sua própria sociedade. Diversas curiosidades são mostradas, como o cara da quinta-feira que reclama da pessoa de quarta-feira, que deixa a casa toda desarrumada. Mas a emoção aparece nos quebra-dias (daybreakers), pessoas que furam a lei e assumem 7 personalidades diferentes, vivendo todos os dias da semana, cada uma com um emprego e uma esposa diferente, por exemplo. Eu adorei esse livro e agora descobri que existem duas continuações dessa história!

serpentesdaluaEm Serpentes da Lua (Tongues of the Moon) o mundo estava dividido entre dois blocos, o Sino-soviético e o Argentino-Sul-americano, quando a guerra destrói quase toda a humanidade. Os poucos sobreviventes estão nas colônias da Lua e Marte e precisam lutar para que não tenham sua liberdade roubada. Pensando bem, acho que li este livro, mas não era tão interessante quanto os outros dois.

*  *  *

Philip José Farmer: Nascido nos EUA em 1918, renascido em Riverworld em 2009.

Postado por Tags: , , , , , Categorias: Arte & Cultura, TV & Cinema
5030

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

Deixe uma resposta