Este verão tem sido extremamente quente, e junto com o suor vem a conta de luz. Ar condicionado, ventilador, geladeira… o consumo de energia aumenta nessa época e tudo o que pudermos fazer para reduzir a conta vale a pena. Até porque estamos muito acostumados ao desperdício e é fácil fazer alguns cortes sem tanto sacrifício. Seguindo os conselhos abaixo a sua conta de luz irá reduzir rapidamente.

geladeira_freezer– Abrir a porta da geladeira o tempo todo provoca aumento do consumo. Isso é facilmente resolvido instalando-se uma fechadura com temporizador, semelhante as que existem em cofres de banco. Programe a porta para abrir apenas uma vez no dia. Pegue tudo que precise e feche-a novamente, até o dia seguinte. Caso você não tenha dinheiro para colocar umas dessas fechaduras, existem outras opções mais baratas, como usar um cadeado comum e engolir a chave. Este método é ótimo, porém não tão regular: a frequência em que você poderá abrir a geladeira irá variar de acordo com o funcionamento do seu intestino.

– Vender a geladeira e usar uma caixa de isopor com gelo também é uma opção a ser considerada, embora um pouco mais extrema. Se chegar a este ponto, prefira simplesmente não colocar mais nada na geladeira, nem água. Assim você não será tentado a abrí-la.

ac– Evite ligar o ar condicionado e o ventilador todo dia. Se você usá-los apenas no quinto domingo de cada mês já deverá ter um bom refresco. Nos outros dias prefira soluções mais econômicas, como abanar-se com a ventarola da vovó ou andar de ônibus com ar-condicionado o dia inteiro.

iluminacao– Durante o dia, decore a posição dos móveis. À noite, deixe de acender luzes inutilmente: corredor, sala, banheiro… nada sai do lugar, então você já deveria saber andar em casa no escuro.

televisao– Os valores familiares tem sido deixado de lado ultimamente. Modifique seu hábito de ver TV, DVD e usar computadores como lazer doméstico. Em vez disso, passe a reunir a família na sala, em torno da vela acesa, e conversem sobre o dia que tiveram. Contem historinhas para a criançada, ilustrando-as com as sombras na parede.

– Aprenda braile. Assim você não precisará acender a luz nem para ler um bom livro ou para escrever uma poesia de amor para sua pessoa amada.

ferro_de_passar_roupas– Ferro de passar é um dos piores vilões da conta de luz. A necessidade é a mãe da invenção, já diz o ditado. Siga o exemplo dos catadores de latinhas  de alumínio, que não possuem sofisticados compactadores de latas: coloque sua roupa em sacolas plásticas e bote-as embaixo da roda de um ônibus.

chuveiro– Banhos longos gastam muita energia. Ligue o chuveiro por apenas 5 minutos cada dia e entrem todos da família ao mesmo tempo. Hein, o seu chuveiro não é elétrico? Não interessa, você está aqui para aprender dicas de economia ou para questionar meus conselhos??

Postado por Tags: , , , , Categorias: Ciência & Tecnologia, Economia & Política, Editorial, Humor, Variedades
5196

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

14 Comentários

  1. Aline disse:

    adorei essas dicas!!

  2. Aline disse:

    Adorei essas dicas!!!

  3. fabricio disse:

    Na hora do banho, vista uma sunga e leve um sabonete. Corra até suar o corpo todo. Passe sabão pelo corpo todo e corra novamente para o próprio suor remover o sabão. Dicas simples que facilitam sua vida.

  4. MoizaCARTUNS disse:

    huahauahaua… belas dicas, cara! Menos a de desligar o computador, pois viver sem net é impossível. De resto, é isso aí 😀

    Abraços

Deixe uma resposta