mapa-resgate-voo-447-air-franceNo dia 26 de junho comemora-se o Dia Nacional da Aviação de Busca e Salvamento.

Acredito que essa data deveria ser mais lembrada pelos brasileiros, considerando a quantidade de acidentes que tem ocorrido e a atuação cada vez mais importante dos serviços de busca. Desde colisão entre aviões até padres voadores, passando pelo recente caso do voo da Air France, a aviação de busca e salvamento tem se mostrado imprescindível.

  

Causo Histórico

Essa data específica foi escolhida como marco comemorativo, pois no dia 26 de junho de 1967, depois de dez dias desaparecido na Amazônia, o C-47 de prefixo 2068 foi avistado pelos aviões de busca e salvamento da Força Aérea. Dos 25 militares a bordo, apenas cinco conseguiram sobreviver. Chegava ao fim uma das maiores missões deste tipo já realizadas no Brasil. Foram gastos mais de 1.100 horas de voo, um milhão de litros de combustível e empregadas 32 aeronaves. Naquele dia, um avião Albatroz, do 2º/10º Grupo de Aviação, Esquadrão Pelicano, avistou a cauda do C-47 em meio à mata fechada (o Esquadrão Pelicano é o responsável por realizar esse tipo de missão em todo o território nacional e até em países vizinhos).

Estrutura

busca_voo_air_france_447_2Segundo o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), o Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico (SISSAR) atua numa área de 22 milhões de km² – grande parte sobre o Oceano Atlântico e a Amazônia.
No Brasil, há cinco Salvaeros ou Centros de Coordenação de Salvamento (RCC, em inglês): SALVAERO AMAZÔNICO, SALVAERO RECIFE, SALVAERO BRASÍLIA, SALVAERO CURITIBA e SALVAERO ATLÂNTICO.
O Sistema SAR (“Search and Rescue”) da Aeronáutica prevê, ainda, a integração com as demais Forças e instituições, somando-se aos recursos e meios da Marinha, do Exército e de organizações públicas, privadas e não-governamentais.

Uma curiosidade

Um grupamento subordinado ao DECEA, o GEIV – Grupo Especial de Inspeção em Voo, tem um símbolo interessante para os fãs de Star Trek. Vai dizer que não lembra o símbolo da Frota Estelar virado de lado?

geiv     starfleet

Fontes: Ministério da Defesa, Departamento de Controle do Espaço Aéreo e Fly Company

Postado por Tags: , , , Categorias: Curiosidades
6422

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

6 Comentários

  1. Pessoal, emocionante esse apoio todo. Legal, eu não esperava isso. E como eu disse no início do post, esse Grupamento deveria ser mais lembrado. Não só na hora das cobranças quando algo não sai perfeito, mas também na hora de receber apoio e incentivo.
    JoeCool, valeu pela correção e atualização.

  2. CJ disse:

    SALVA AERO E SALVA MAR Brasil..
    Meus Parabens por mais uma boa missão.
    Dever feito e possivel.
    Missão dada e realizada, não completa, pq vidas foram perdidas para sempre no mar… Mas foram perfeitos… tentaram,,,

    Nosso obrigado !!!

    CJ

  3. Joe Cool disse:

    Uma correção na postagem o 2º/10º (GAv) Esquadrão de Busca e Salvamento (Pelicano) é baseado em Campo Grande/MS desde 20 de outubro de 1980, e é a única Unidade da Força Aérea Brasileira dedicada exclusivamente a realizar missões de Busca e Salvamento (Search and Rescue – SAR)

  4. renato renzo romano disse:

    parabens pelicanos, sem palavras para parabenizar esse esquadrao,um orgulho nacional,espero nunca presisar,mas se um dia ter que usar quero ver esse simbolo de perto.

  5. JOSE RUBENS disse:

    PARA QUE OUTROS POSSAM VIVER .

    PARABENS À TODOS DO SAR.

    tenho a ´´bolacha´´ 50anos do SAR, está guardada com carinho.

  6. Sérgio Rossitto disse:

    Parabéns a toda equipe do SAR nesta data importante. Parabéns também pelo trabalho exercido e pela seriedade e competência nas buscas e salvamentos efetuadas.

Deixe uma resposta