Ok, os 40 anos da conquista da Lua pelo Homem é uma data importantíssima e deve ser bem comemorada. Inclusive adorei o logo do Google. E esse não foi o único grande feito da agência aeroespacial americana: eles também enviaram sondas para diversos planetas do sistema solar e até mesmo além dele.

moonlanding09

Entretanto, esses grandes feitos não podem obscurecer os pioneirismos do programa espacial russo. Primeiro satélite artificial, primeiro ser vivo a entrar em órbita, primeiro homem a ir ao espaço, primeira mulher a conseguir o mesmo feito, primeiros homem e mulher a realizar um passeio espacial fora da nave, primeiros veículos não tripulados a pousar na Lua, Marte e Vênus, primeira estação espacial, recorde de permanência no espaço… enfim, são diversas conquistas que beneficiaram toda a humanidade, assim como as obtidas pelos americanos.

Recomendo a leitura da Wikipédia, do Pravda On-line, e do Launchpad9. Esse último, embora não tenha sido mais atualizado há algum tempo, é muito interessante. Indico a leitura em especial das páginas “Histórias que ninguém contou“, que menciona coisas interessantes como as superbactérias que habitavam a estação MIR, as superstições dos cosmonautas, os boatos sobre alguns cosmonautas que teriam ido ao espaço (e morrido) antes de Gagarin, os planos russos e americanos de detonarem uma bomba atômica na Lua para ninguém duvidar de que chegaram lá, entre diversas outras histórias.

Postado por Tags: , , , Categorias: Arte & Cultura, Ciência & Tecnologia, Curiosidades
6760

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

Deixe uma resposta