Pesquisadores da Pohang University of Science and Technology, da Coréia do Sul, dizem ter desenvolvido uma lente capaz de projetar imagens teoricamente invisíveis. Como assim?

Inspetor Bugiganga

O olho humano tem um limite de resolução, ou seja, a partir de um certo ponto, as coisas passam a ser tão tão pequenas que não conseguimos mais enxergar. O menor tamanho que o olho humano consegue definir é aproximadamente 0,2 milímetro. A partir daí, não se define mais nada sem ajuda de uma lente de aumento, lupa ou microscópio.

Mas todos esses aparelhos também têm um limite de resolução. O do microscópio óptico é de 0,2 micrômetro e é limitada pelo comprimento de onda da luz visível. Pode-se aumentar a resolução construindo microscópios que utilizem radiações de comprimento de onda menor que o da luz visível, como no caso dos microscópios eletrônicos. Já deu pra entender que todos esses sistemas têm suas limitações, certo?

Pois então, esse grupo sul-coreano publicou na Nature  que desenvolveu uma lente capaz de projetar imagens menores do que o conseguido até então.

Trecho da notícia, em tradução livre (feita por mim):

“A discussão é se minúsculas esferas são capazes de superar o chamado limite de difração, além do qual nenhuma lente pode, em teoria, funcionar.

Primeiramente definido em 1873 por Ernst Abbe, um físico Alemão, o limite de difração significa que mesmo com lentes perfeitas, é impossível definir detalhes menores do que a metade do comprimento de onda da luz que produz a imagem. No caso da luz visível, isso significa que objetos menores que algumas centenas de nanômetros nunca poderão ser vistos.”

E agora eles dizem que criaram essas superlentes que conseguem definir objetos menores do que o limite de difração. Ainda tem muita polêmica em volta disso, mas se saiu na Nature, eu acredito que tenha algum fundo de verdade. É esperar pra ver quando isso chega ao mercado.

Você pode estar se perguntando a utilidade dessa notícia. Já imaginou poder VER ao vivo e a cores coisas tão pequenas quanto virus, DNA e outras moléculas em ação? Fantástico!!!!!!

Veja a notícia aqui.

Postado por Tags: , , Categorias: Ciência & Tecnologia
6868

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

Deixe uma resposta