É, pessoal, o blog completou nesse fim de semana dois anos de domínio próprio. Ele veio ao mundo um pouco antes disso, em 08/04/07 através do Blogspot e em quatro meses ganhou a cara e endereço que vocês aprenderam a visitar e amar!

Relendo o primeiro post (todos as postagens do blogspot foram transferidas para o newserrado.com) vejo como o blog se afastou da idéia inicial, e ao mesmo tempo, permaneceu fiel a ela. Como isso é possível?

Afastou-se na medida em que seria um espaço exclusivamente pessoal e funcionaria mais como um mero depósito de links, com eventuais vídeos, imagens e, com sorte, algumas discussões. Na verdade, o blog ganhou um ar profissional, investindo no visual, na organização e na criação de conteúdo próprio, além da divulgação do que rola de interessante e curioso por aí. E, embora  acredito que ainda tenha a minha cara, o NewsErrado não é nem um pouco voltado para meu umbigo: diversos colaboradores e co-editores apareceram para dar uma força, contribuir e transformar o blog, permitindo que chegássemos até aqui. Falei um pouco sobre isso no aniversário de 1 ano. Além dos co-editores, os visitantes que comentam e os parceiros de blogosfera também me ensinaram muito.

Já o que não mudou desde o início foram o prazer em fazer o blog e a vontade de compartilhar com as pessoas aquilo que eu acho bom.

Visitas e Páginas Visualizadas

Nestes dois anos de domínio próprio, o número de pageviews do NewsErrado ultrapassou UM MILHÃO! De 08/08/07 a 08/08/09 foram 1.093.061 pageviews. E nessa conta estamos excluindo os quatro meses do Blogspot. Quanto ao total de visitas, foram 721.449 visitas (veja na wiki a diferença entre Visits e Pageviews).

Mais da metade das visitas vêm de mecanismos de buscas (62%), especialmente do Google, obviamente. Os sites de referência enviam 30% dos visitantes, com destaque para o Ueba, que trouxe mais de 88.000 internautas. Curioso é que o Orkut mandou mais de 5.000 visitantes e nós não temos comunidade específica lá (apenas o perfil de cada editor).

fontes

O que o internauta busca e o que ele lê

As 3 palavras-chave mais buscadas não mudaram desde a última vez em que fizemos este levantamento (agosto/2008): “acelerador de partículas“, super campeã que trouxe mais de 22.000 internautas interessados em ciência ou com medo do fim do mundo; “cinecombo” que trouxe cerca de 14.000 visitantes em busca de notícias sobre este famoso blog de downloads de filmes; e “mulheres peladas” que trouxe mais de 6.000 tarados que devem ter ficado frustrados em ver que aqui não publicamos pornografia. As outras palavras-chave que compõe o Top 10, com cerca de 2.000 visitas cada, foram: “buraco negro”, “phun”, “LHC”, “sinestesia” , “significado das cores da bandeira do Brasil”, “wallpapers de filmes” e “acelerador de partículas”.

Entre os Top 10 posts, temos um deste ano, um de 2007 e o restante de 2008. Em primeiríssimo lugar está o post  “Acelerador de partículas pode produzir buracos negros” (55.934 pageviews). Ler as discussões na seção de comentários deste post é um dos meus passatempos favoritos, e indico para todo mundo!
Em segundo lugar está um post que fez sucesso entre os estudantes: “O Significado das cores da bandeira do Brasil” (18.611 pageviews).
O bronze foi para “download de wallpapers de 4.000 imagens” (14.016 pageviews).
Em quarto e quinto lugar temos dois posts sobre o Cinecombo. Em seguida vem: “110 anos de sabonete palmolive“, “Mensagens para o dia internacional da mulher“, “Casas de praia em Dubai“, “Músicas de desenhos animados” e “Caveirões pelo mundo“, estes indo de 7.500 até 9.000 pageviews.

O que esse resultado nos diz? Que além de querer enfeitar seu desktop e baixar filmes, o internauta busca informação, ciência, curiosidades e cultura. E nos diz que a maior parte das visitas que chegam pelo Google  satisfazem o internauta, pois exibimos exatamente o que ele estava procurando, sem armadilhas ou enganos (com exceção das mulheres peladas, é claro). Temos estudantes, adultos, homens, mulheres, religiosos, ateus, artistas, profissionais liberais, pessoas sensíveis, trolls… todo tipo de visitante, em uma diversidade que o Google Analytics não consegue captar.

Feeds

feeds

Em março de 2008, tínhamos cerca de 40 assinantes de feeds, em média. Embora a curva de assinantes fosse crescente, estava difícil alcançar a marca de 100. Em análise de Bolsa de Valores, chamamos isso de “ponto de resistência”. E uma vez quebrada essa resistência, as assinaturas voltaram a crescer: em agosto/08 tínhamos 170 leitores de feeds. O novo ponto de resistência e objetivo a ser alcançado era 200. Chegávamos perto, alcançávamos a casa dos 190, mas voltava a cair. Finalmente, na véspera do aniversário de 2 anos, conseguimos alcançar o número mágico dos 200 assinantes! Agora vejamos qual será o novo ponto de resistência…  se quiser nos ajudar a vencê-lo também, assine nosso feed aqui e se está perdido sobre o que é um “feed”, de onde vem e do que se alimenta, leia esse post explicativo.

Finalizando

Eu poderia continuar falando mais um pouco, citar nossas séries de posts como Momento Confúcio, Entreouvido por Aí, Visões Artísticas ou sobre a Pirataria, recomendar parceiros, agradecer à minha mãe, ao meu pai e à você, mas esse post já está muito grande. Além do mais, hoje é dia dos pais e preciso ir lá fora comemorar um pouco.

Obrigado pelo apoio e contamos com você nesse nosso terceiro ano de vida.

NewsErrado – O Blog Certo para as Horas Incertas.

Postado por Tags: , , , , , Categorias: Curiosidades, Editorial, Variedades
7029

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

9 Comentários

  1. FLY disse:

    Parabéns para a galera do NewsErrado. Sempre parceiros nessas indas e vindas do Cinecombo.
    Me sinto feliz por, mesmo q indiretamente, ajudar nas estatisticas de acesso ao blog (e como já falei antes, nunca pensei em ganhar de “mulher pelada” hehehehehe).
    E que venham mais dois… depois mais dois… e outros dois…. e por ai vai ! E enquanto o Cinecombo estiver (deixarem a gente ficar) no ar a parceria é firme e forte.

    Abs,

    FLY

  2. Oi. Quer tc?

    Digo, PARABÉÉÉÉÉÉÉÉÉNS…. Pra gente, e pra todo mundo que a gente conhece!

    Me sinto feliz em fazer parte de um blog tão bem conceituado, quanto engraçado. A única referência que faltou neste post, foi o famoso post das BLOGURINHAS, cuja índole não necessita de contestação.

    E também agradecer aos parceiros, que sem eles, não seríamos nada. (Ah, mentira, seríamos sim, mas não custa agradar, né?)

  3. Cíntia disse:

    Parabéns pelos dois anos de sucesso!!!
    Sempre gostei do BNE e agora me sinto honrada em fazer parte dele :)

    E Kosh, obrigada pelo comentário, mas volte à ativa! Seus posts são sempre bons e bem-vindos!

  4. Degas disse:

    Uia.. acho que estamos ficando velhos…. E eu gostaria que quando esta data chegasse, estivéssemos ricos.. vou deixar pro ano que vem…

  5. Glaucia Amora Marafanti disse:

    Parabens pelo aniversario de 2 anos.
    Um blog serio, instrutivo e com o humor fino de seu criador.
    Glaucia

  6. Afranio Barbosa de Souza disse:

    Parabens!
    O News Errado, nesta era internetica em que 2 anos sao dois seculos marcados pelos relocios analogicos, demonstra que nasceu e cresceu certo para todas a horas. Variado, leve, divertido mas sobretudo serio.
    Parabens! Parabens! Parabens e vamos firmes rumo aos proximos 2 anos.

  7. Aidemin disse:

    Aeeeeeeeeee!!! Eu estava lá quando tudo começou!!! Eu já estive aqui nesse meio tempo… até monografia fizeram com post meu. Parabéns, galera! Keep up!

  8. 2 anos, quem diria … o ruim é que ficamos famosos mas ainda não estamos ricos e não compramos o primeiro iate do BNE.

    Eu juro que quero voltar a postar mas enquanto não volto a Cintia cumpre muito bem o papel de Oficial de Ciência … e com graduação superior.

Deixe uma resposta