Cigarro faz mal. E PONTO!! Traz um monte de prejuízos à saúde, comprovados cientificamente. Causa câncer, diminui a capacidade respiratória, acaba com os cílios das células do trato respiratório, que são responsáveis, entre outras coisas, por purificar o ar que entra em nossos pulmões. Já imaginou o ar poluido que a gente respira entrando sem filtro algum no nosso organismo?

cigarro_proibido

Pior do que a decisão de fumar, é obrigar quem tá perto a fumar também. Fumar em lugares públicos, em lugares fechados, perto de passantes, dentro do carro ao levar o filho pra escola. Daí se prova que é mesmo muito burro.

Depois que entrou em vigor em São Paulo a lei que proíbe o fumo em lugares fechados, o assunto gerou ainda mais polêmica, porque agora mexe com o bolso dos fumantes.

Vi um site com um vídeo que vem a calhar: A planta que fuma traz a experiência de criar dois girassóis em cúpulas de vidro com as mesmas condições de ventilação, luminosidade e aporte de água. Mas um deles fuma passivamente um maço de cigarro por dia. Veja o resultado.

Update: assista o video abaixo, mas não deixe de visitar o site original A Planta que Fuma, para maiores informações sobre a experiência.

Postado por Tags: , , Categorias: Utilidades
7577

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

8 Comentários

  1. Lin disse:

    Por inúmeros motivos que compartilho com quem o quiser, o assunto é importantíssimo e pertinente…
    Principalmente a parte da passividade dos não fumantes… Eu mesmo me irrito se estou em algum ambiente com um fumante praticando seu horrível hábito: primeiramente tento ver se consigo me colocar a salvo da sua “chaminé”, caso não seja possível, não tenho o mínimo pudor de pedir pra pessoa “se tocar”. Essa Lei veio em auxílio de todos que prezam a saúde de si e do próximo, sobretudo de nossas crianças, que não tem por que serem submetidas à fumaça e ao péssimo exemplo.

  2. André HP disse:

    Por um conjunto de motivos que não compartilho, o vídeo é fake. Infelizmente.

    • Todos tem direito a sua opinião e críticas são sempre bem vindas. Mas elas precisam ser apoiadas e explicadas, senão fica meio sem sentido.

      • Disnei disse:

        O video é fake, pois plantas não sobrevivem dentro de cúpulas de vidro fechadas, sem acesso a gas carbonico, que é o alimento delas. Nessas condições o único que sobreviveria seria o da direita, que recebeu fumaça. Esse tipo de experiência não prova absolutamente nada sobre os maleficios do fumo, pois plantas são vegetais! Nós somos animais. Nós precisamos de oxigenio, as plantas ao contrário, precisam de Gas carbonico e exalam oxigenio (usando a luz como fonte de energia). Quanto mais aumenta a quantidade de co2 na atmosfera, mais felizes ficam as plantas.

        • As plantas liberam Gás Carbônico também. A noite não existe fotossíntese (produção de O2), apenas de CO2.

        • Alexandre Salau disse:

          Opa, acho que tem alguma coisa errada na sua resposta, talvez não tenha lido o texto com atenção, por favor volte lá e verifique.

          E plantas consomem oxigênio sim.

        • Cíntia disse:

          Disnei, veja o vídeo novamente… Em momento algum se falou que a planta ficou sem ventilação. Elas tiveram o mesmo aporte de ventilação, água e luz. A única diferença é que uma delas foi exposta aos cigarros.
          É claro que plantas não são humanos, mas o processo de respiração celular é o mesmo, e você pode facilmente encontrar informações sobre isso na internet.
          Pelo fato do processo ser semelhante na maioria dos seres vivos, o experimento pode ser extrapolado e chegar a conclusão que exposição à fumaça faz mal para os organismos.

Deixe uma resposta