flamengo-penta

Parabéns ao rubro-negro carioca, pelo título da série A do campeonato brasileiro de 2009! Juntamente com o título do Vasco na série B e a permanência de Botafogo e Fluminense na divisão de elite, o Rio de Janeiro mostrou que seu futebol não só não está morto, como ainda é uma força a ser respeitada.

cristo_flamengo

O resultado do G4 também foi bem significativo, com quatro times de estados diferentes: RJ, SP, MG e RS.

G4

Seja na ponta de cima, com a disputa acirrada pelo título, seja na ponta de baixo, com disputas de vida ou morte para evitar o rebaixamento, este foi um dos campeonatos mais emocionantes que já acompanhei.

Para a garotada que não entendeu porque dei o parabéns para o Pentacampeonato do Flamengo e não para o Hexa, como a maioria dos jornais e TVs noticiam, é porque um dos títulos que o Fla contabiliza (1987) foi ganho pelo Sport e não pelo Flamengo.

Essa questão foi polêmica durante algum tempo, mas deveria ter sido enterrada de vez. A Wikipédia explica muito bem o caso da Copa União e dos módulos verde e amarelo, quando Internacional e Flamengo se recusaram a entrar em campo contra Sport e Guarani (sendo que este era o vice-campeão do ano anterior) e perderam por WO. O parágrafo abaixo resume porque a questão já deveria ter sido esquecida, dando o devido crédito ao Sport:

“A CBF proclamou Sport e Guarani, respectivamente campeão e vice daquele ano, como representantes do Brasil na Taça Libertadores da América. Tendo o caso sido levado à justiça comum, esta, em processo cuja decisão já se tornou definitiva (sem possibilidade de recurso), deu ganho de causa ao Sport Club do Recife.”

Para quem acha que a Wikipédia não tem credibilidade suficiente para servir de fonte, posso citar outras duas que não poderiam ser mais oficiais: CBF e FIFA. Se para essas duas o Sport foi o campeão brasileiro de 1987, não faz sentido alguém declarar o contrário.

CBF FIFA

Os quadros acima foram copiados da CBF e da FIFA e ainda não incluem o título de 2009. Mas se adicionarmos o título de 2009 com 1980, 1982, 1983 e 1992, chegamos ao total de cinco campeonatos conquistados. Um feito incrível e que não deveria ser manchado pela tentativa frustrada de adquirir mais um através de tapetão ou da velha tática de repetir uma mentira diversas vezes até que ela se torne verdade.

urubu-flamenguista1

Mais uma vez, parabéns ao campeão de 2009: Clube de Regatas Flamengo. O título foi merecido.

UPDATE: Em 2011, a CBF finalmente reconheceu o título de 1987, que passa a ser compartilhado com o do Sport, que mantém o seu título.

Postado por Tags: , , , Categorias: Esporte
8267

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

53 Comentários

  1. […] Não vou perder muito tempo comentando essa polêmica, porque eu já abordei esse assunto no post em que parabenizei o Flamengo pelo seu Penta-Campeonato. […]

  2. […] títulos o atual campeão já conquistou? Ano passado, com a vitória do Flamengo, eu falei da polêmica hexa x penta. Agora a questão é bi x […]

  3. VALBRUTO disse:

    Ah…ia me esquecendo…

    SAUDAÇÕES RUBRO NEGRAS!!!

  4. VALBRUTO disse:

    Antonio, voltei irmão…

    Acho que o futebol ainda não está tão sujo quanto a política..ainda não dá pra nivelar os dois…aliás acho que até houve um crescimento nos últimos anos quanto a organização…julgamento e punição…enquanto que na política temos visto só decadência…infelizmente sei do estou falando pq moro em brasília e estou envergonhado de tudo que está acontecendo por aqui…tomara que o futebol não se contamine com tudo isso e continue nos dando alegrias..e..decepções às vezes..por que não?…como vc disse é preciso manter o respeito…pensamentos contrários sempre vão existir…mas o respeito é fundamental.

    Abraço amigo.

    Até a próxima.

    Valbruto.

    • Espero que você esteja certo e o futebol (e o esporte em geral) consiga manter-se limpo e afastado das politicagens e maracutaias!

      Quanto a pensamentos contrários, acho-os fundamentais. Uma das minhas diretrizes é aquela famosa frase “toda unanimidade é burra”.

      Por fim, seje bem vindo, fique a vontade, puxe uma cadeira e pegue alguns posts pra ler! :o)

      • SEJE ? Tonho, foi tu mesmo quem escreveu isso?

        “Toda unanimidade é burra” seria uma unanimidade? Ou pelo menos um paradigma absolutista?

        Quanto à corrupção no futebol, não tenho pudores em acreditar que ela anda no mesmo nível das cuecas dos políticos.

  5. Walter disse:

    Em futebol, vice é quem morreu na praia, é melhor sair da competição no começo que ser vice, em outros esportes, prata é o perdedor e bronze é o mais perdedor ainda. Só existe o campeão, o melhor, o resto, tenta novamente depois.

    • Isso é que acho errado. Por isso mesmo que considero injusto dar vaga na Libertadores para quem ficar até em QUARTO lugar no Campeonato Brasileiro enquanto o Vice-Campeão da Copa do Brasil não ganha nada além do desgaste de ter jogado mais tempo.
      Mas isso é outra polêmica pra outro post ao pôr-do-sol!

  6. Walter disse:

    O próprio presidente da CBF falou, que venha o hepta.

  7. E.O.S. disse:

    O que muitos flamneguistas consideram de maneira erronea, eh o fato da CBf ter incluido o quadrangular final entre modulos amarelo e verde. Vou explicar o porque nao há nada errado nisso:
    1) Antes do acordo entre CBF e o clube dos 13, a Copa Uniao NAO era o campeonato brasileiro. APENAS a CBF(e nao a CND, ou o flamengo, ou o Lula ou a tia Cotinha) pode organizar o campeonato brasileiro, e o fez regulamentando a já iniciada Copa Uniao, criando o módulo amarelo e o quadrangular.
    2) No encontro entre a CBF e o representante do Clube dos 13, Eurico Miranda, Ambos concordaram e assinaram o regulamento do campeonato brasileiro de 1987 prevendo o confronto entre modulos amarelo e verde. Eu friso: o representante do Clube dos 13 CONCORDOU com o cruzamento. Depois de ter concordado com o cruzamento, o Clube dos 13 tentou IMPOR sua decisao sobre o que estava escrito, acrodado e assinado. Quis, usando sua influencia, impor seu campeao desrespeitando todos os times que jogaram o modulo amarelo. Esse motivo, para mim, já eh o suficiente para dar ganho de causa ao Sport, o que foi feito pela justica brasileira em todas as instancias.

    O Flamengo e o Inter sairam impunes. Quando se é comprovado que um time entregou uma partida (como o caso da desistencia intencional) a pena é de rebaixamento automatico do clube, independente de sua posicao no campeonato.
    A propósito, eu fui flamenguista durante 18 anos de minha vida. Os detalhes desse episódio negro da história do campeonato brasileiro me fizeram perder minha grande paixao pelo futebol. Eu pessoalmente acho incrivel que um numero enorme de torcedores e a midia em geral, concordem em omitir e distorcer fatos reais somente para beneficiar um clube.

  8. VALBRUTO disse:

    Amigo, vc está equivocado…a própria FIFA considera esse o SEXTO título do FLAMENGO, pelo menos é isso que consta no site oficial da FIFA…pode entrar lá e conferir…e cá pra nós…o fato da CBF proclamar o SPORT como campeão não quer dizer nada…por que o verdadeiro CAMPEÃO de 1987 foi o FLAMENGO..que disputou com os 20 melhores times, ou seja, os que realmente eram os da primeira divisão…até pq era o módulo principal…tanto que o SPORT estava no módulo secundário…acho que vc deve ser vascaíno..aliás se for, como explicar a copa joão havelange de 2000???…então isso tb não é campeonato brasileiro…só digo uma coisa:

    ESTÁ FICANDO CHATO SER FLAMENGUISTA…SÃO TANTOS TÍTULOS…RECORDES….

    Saudações RUBRO NEGRAS!

    Valbruto

    • 1 – Nâo sou Vascaíno.

      2 – O Flamengo tem realmente muitos títulos, coisa que poucos clubes nacionais obtiveram, por isso que dei os parabéns ao time em meu post.

      3 – A FIFA NÃO afirma que o Flamengo tem 6 títulos. Jamais você vai encontrar informações divergentes entre a FIFA e uma Confederação Nacional.

      No site da FIFA está bem claro: “Flamengo – 5 Brazilian Championships: 1980, 1982, 1983, 1992, 2009”.

      Se duvidar pode entrar por este link e ver tudo que a FIFA fala sobre o Flamengo, incluindo títulos, história e jogadores legendários: http://www.fifa.com/classicfootball/clubs/club=44132/index.html

      4 – Não seria melhor se o FLamengo tivesse jogado contra o Sport e oficializado seu título perante as autoridades desportivas nacionais e internacionais? Em vez de dizer que o resto do mundo está errado, os torcedores deveriam ter pressionado seus dirigentes para que cumprissem com suas obrigações!

      • VALBRUTO disse:

        Antonio,

        você está certo com relação às informações no site da FIFA. Mas como já disse alguém mais acima, se os próprios clubes (os outros 15 que participaram) concordaram e aceitaram o FLAMENGO como campeão, por que seus torcedores não fazem o mesmo?.

        E só pra deixar registrado, a CBF alterou o regulamento no meio da competição. Isso é fato.

        Ah, me desculpe por achar vc vascaíno…menos mal pra ti…aí já seria demais né?

        RUMO AO HEPTA!

        • Cara, eu gosto muito de futebol, torço, acompanho… mas eu procuro manter o pé no chão e lembrar que esse meio é sujo pra caramba: gente que se corrompe (jogoador, juíz e dirigente), negociatas de deixar deputado envergonhado e o escamabau.

          Enquanto muito torcedor discute, mata e morre, uma meia dúzia que controla jogos e campeonatos enchem os bolsos de dinheiro.

          Por isso que eu torço pro meu time, me divirto com o futebol, mas não aceito cegamente tudo que a diretoria do clube fala. Eles são como a maioria dos políticos, sem tirar nem por.

  9. ANTES OS FLAMENGUISTAS DO QUE OS COLORADOS!!!

  10. Leonardo disse:

    É o mesmo que dizer que quem faz sexo antes do casamento vai pro inferno porque está escrito na bíblia. O campeonato de 87 não ia nem existir se não fosse pelo clube dos 13. A CBF pediu arrego e o Flamengo venceu um campeonato com os melhores times da época. O jogo é jogado e o lambari é pescado. E isso me basta.

  11. ... disse:

    Ronaldo…vc gosta de um time de machos, hein? Soltou a franga no comentário. hahahahaha

  12. Ronaldo disse:

    Engole Bambis!!! O campeão agora é time de macho! ê sem essa de penta… FLA EH HEXA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  13. Alessandro disse:

    Engraçado que os mesmos que estão dando credibilidades mil para o site da FIFA falam que o Corinthians nunca foi campeão do mundo. Bom… o site da FIFA diz ao contrário. E agora???

  14. rodrigo disse:

    É isso aí. Simples. Quem teve direiro de ir para a Libertadores organizada pela Federanção Sulamericana de Futebol?
    Embora tenha participado de um campeonato com os principais times do país e sido campeão o que vale é o que está de acordo com a CBF, errada ou não é a responsável maxima por nosso futebol.
    Parabens Flamengo pelo Penta!

  15. Daniel disse:

    A velha bagunça…
    A decisao foi do clube dos 13, o prejudicado foi o Flamengo, poderia ser outro, mas particularmente nao participar do jogo final soa como um protesto muito burro.
    É o mesmo que o time ao ver um gol ilegal ser validado ou um legal ser anulado pelo juiz e parar de jogar o resto da partida.

  16. José disse:

    ISSO PARA MIM EH PURA INVEJA!!!!
    PARA D CHORAR E TORCE PRO SEU TIME GANHAR 6 VEZES TBM !!!!!

    ONTEM O FLAMENGO RECEBEU O TITULO BRASILEIRO PELA SEXTA VEZ!!!
    QUERENDO VC OU NÃO!!!!

    FLA EH HEXA!!!!!!
    FLA EH HEXA!!!!!!
    FLA EH HEXA!!!!!!
    FLA EH HEXA!!!!!!
    FLA EH HEXA!!!!!!
    FLA EH HEXA!!!!!!
    FLA EH HEXA!!!!!!
    FLA EH HEXA!!!!!!
    FLA EH HEXA!!!!!!
    FLA EH HEXA!!!!!!
    FLA EH HEXA!!!!!!
    FLA EH HEXA!!!!!!
    FLA EH HEXA!!!!!!

    http://magiarubronegra.files.wordpress.com/2009/06/flamengocamp87.jpg

  17. Darkshines disse:

    Ridículo como existem sites que criticam opiniões quando eles mesmo estão escondendo informações.

    Quem quer saber sabe que a CBF estava quase falida, entrou de gaiata no campeonato do Clube dos 13 e quis mudar a regra no meio do campeonato.

    Engraçado que em todo este artigo o Clube dos 13 não é citado ao menos uma vez.

    E se você torce para algum time pertencente ao Clube dos 13, saiba que os 13 clubes concordaram que o Flamengo e o Inter não jogassem o quadrangular inventado pela CBF. Se o “seu” time concorda, porque você não concorda também?

    • Bem, eu não sou “pau mandado” do time que torço, tenho opinião própria. E isso vale pra time, escola de samba, pra político eleito, síndico e tudo o mais: meu apoio não é um cheque em branco, tem limites.

      Quanto ao Clube dos 13, esta é uma reunião de times sem menor valor jurídico. Eles escolheram os times que participariam do seu campeonato através de qualquer critério menos o técnico, já que excluíram o vice-campeão brasileiro Coritiba.

      A regra foi mudada no meio para que se tornasse mais justa, uma vez que Clube dos 13 e Confederação Brasileira de Futebol teriam que trabalhar juntos. E volto a lembrar: sem a participação da CBF, o campeonato não seria válido e o Brasil seria punido. Se duvida consulte a FIFA.

      O que não entendo é porque alguns torcedores do Flamengo (felizmente não são todos) não aceitam a palavra da CBF a respeito deste Título, mas aceitam a respeito dos outros 4 Títulos!

      Então fica assim: o Flamengo tem 5 títulos da CBF e 1 do Clube dos 13!
      Mas não some maçãs com laranjas, por favor.

  18. Gustavo disse:

    Como assim, Sport campeao da Segundona?? A classificacao do Sport no campeonato de 86 foi o 28° lugar, classificado na frente do Botafogo e Coritiba, times estes que figuravam na tal Copa que o “Framengo” se diz campeao. O Guarini, vice de 86, aparece no mesmo grupo que o Sport disputa em 87. Portanto, “FRAMENGO” AGORA É PENTA porque amarelou para o Sport.

    • Miguel disse:

      uma coisa que ninguém faz questão de falar, é que na final da série B (ou o modulo verde como quiserem) a disputa foi pra penaltis, e terminou EMPATADA em 11×11 com um acordo entre guarani e sport.

      fato é que o sport é time pequeno e esse sim, quer ganhar um tiulo no grito

      • Gustavo disse:

        Como assim serie B, se o Guarani foi Vice no ano anterior e estava no mesmo modulo do Sport?

        • Miguel disse:

          enfim, o módulo verde, ou amarelo, nao sei, o módulo que sport e guarani estavam… a parada é que o sport É SIM time pequeno, e tenta ganhar esse titulo no grito

  19. Pena que sempre tem um chato para querer contrariar e aparecer. Mas fazer o que não é.
    Abraço a todos.
    Fabian

  20. Giva disse:

    Ricardo.
    Acorda. Se o quadrangular foi ridículo ou não, não interessa. Sou flamenguista, mas reconheço, o Sport foi campeão aquele ano. Aliás achei muita burrice do Marcio Braga não aceitar o desafio, hoje estaríamos comemorando o hexa.
    O fato é que aquela taça tá lá no Recife, não na gávea.

    • lauro disse:

      Parabéns giva , vejo que vc mesmo sendo flamenguista reconhece que o titulo de 87 é do sport, isso ja esta enxendo o saco, seria bom que o flamengo tivesse uma punição a cada vez que diz que é hexa campeão!.. E a taça ta Na Ilha! eu vii!..

  21. Michel disse:

    O Juca se refere à organização do módulo amarelo como duvidosa. Ora, o que dizer de uma organização feita exatamente pelos maiores clubes do Brasi ?
    Já estou convencido que quando os maiores se reunem coisa boa não se extrai. Veja o caso das malas brancas.

    Entendo que a CBF é quem deveria organizar um campeonato, e se não o fizer, não pode aceitar que meia dúzia (treze) de times organize um campeonato as escuras e requeira que seja validado.

    De todo modo, parabéns à conquista deste ano.

  22. Ricardo disse:

    Infelizmente tem gente que só entende o que bem quer do texto. Um campeonato organizado pelo clube dos 13 onde a CBF meteu o bedelho e só pra tentar demonstrar que ainda tinha voz ativa, modificou o regulamento de um campeonato que não foi ela que organizou e que já tinha começado, inventou esse quadrangular final ridículo.

    MENGÃO HEXA-CAMPEÃO!!!!!

  23. Leandro disse:

    MENGÃO HEXA-CAMPEÃO!!!!
    SPORT CAMPEÃO DA SEGUNDONA 87

    • Araujo disse:

      Um dia quem sabe o seu timeco de merda não caia para a segundona.
      Destile veneno e um dia voce podera sentir do seu sabor!

      • Primeiro: Ninguém aqui é torcedor do Sport
        Segundo: Educação, por favor. Ou então acostume-se a ter seus comentários bloqueados ou deletados em todo canto.

        • Araujo disse:

          Acho perfeitamente idiota um cara aqui do Nordeste usar uma camisa de clubes do SUL/SUDESTE. É deprimente mais fazer o que!

          • Cara, eu sou do tempo em que as pessoas no Rio também só usavam camisas de times cariocas!
            Aí passei a ver gente usando camisa de clubes de vários estados, especialmente paulistas. E hoje em dia, a coisa mais comum é ver o pessoal usando camisa de time europeu.
            Legal mesmo foi uma época em que a maioria usava a do Tabajara Futebol Clube.

  24. Degas disse:

    Polêmica!!
    Sinto uma certa inveja tricolor carioca no post… mas enfim, cada um pode pensar em números da maneira que quiser… Futebol além, de alegria é essa contradição, que aliás, faz dele tão bom…

    • Pelo contrário, como eu disse, fico feliz que o futebol carioca mostra mais uma vez ao país e ao mundo sua força.

      Se fosse o caso de instigar rivalidade, eu teria mencionado no post o vice-campeonato sulamericano conquistado pelo Fluminense, o que não fiz!

      Repito aqui os meus parabéns pelo belo campeonato do Flamengo. Apenas não é o Hexa. Um dia vai conquistar o hexa, mas não foi agora (e quando conquistar os flamenguistas irão dizer que é o Hepta…).

  25. alguem disse:

    quem sou eu pra discutir com juca kfouri…

    • O Kfouri é um jornalista inteligente e capaz. Mas ele ainda não distribui Taças ou homologa Títulos. Quem faz isso é a CBF e a FIFA.

      Lembra quando a CBF anulou alguns jogos apitados pelo juiz ladrão, mesmo os que ele disse não ter roubado? Os times tiveram que jogar as partidas novamente, segundo determinaçao da CBF. E como resultado, o campeonato daquele ano mudou completamente. Não adiantava reclamar, quem não jogasse iria perder por WO.

      A CBF faz as regras, organiza, oficializa, premia e pune. Qualquer coisa fora do âmbito da Confederação não é reconhecido pela FIFA e pode acarretar punições para o futebol do país inteiro.

  26. SÓ ME FALTAVA MESMO O GRÊMIO GANHAR ESSE JOGO!

  27. Bizarro é ver os locutores quase chorando de alegria, o Cleber Machado (acho que era ele) na Globo, vibrava mais do que metade da torcida, um absurdo de anti profissionalismo.

    Além de falar o tempo todo em Hexa e não fica só na TV, vários sites importantes tb falam em Hexa, falta de informação ou má fé mesmo (aposto no segundo).

  28. […] This post was mentioned on Twitter by Antonio Carneiro, Antonio Carneiro. Antonio Carneiro said: Novo Post: Parabéns, Flamengo, pelo Penta-Campeonato! (http://bit.ly/4omHHP) […]

Deixe uma resposta