Carangos e Motocas

chopper

O desenho Carangos e Motocas (Whellie and the Chopper Bunch) mostrava um universo onde todos os carros, caminhões e motos eram vivos.
Neste desenho de 1974, o fusquinha vermelho Willie era o protagonista, defendendo os bons valores que um herói sempre defende.  E seus arqui-inimigos formavam uma inesquecível gangue de motoqueiros confusa. Trapalhões e carismáticos, as motos eram uma parte essencial desse desenho, desde a motoneta que falava “eu te disse, eu te disse” até a moto que tinha problemas pra falar, trocando sílabas enquanto fazia um barulho parecido com motor engasgando.

Urso do Cabelo Duro

oursodocabeloduro4

Esse ursos malandros viviam numa caverna luxuosa e super equipada, mas que era disfarçada de caverna comum quando o guarda do zoológico em que viviam fazia uma inspeção.

Não lembro muito desse desenho, mas a moto invisível deles era inesquecível – e inexplicável. Mais tarde, esses personagens estrelaram outro desenho, Ursuate. Mas ali trocaram sua moto invisível por um caminhão de lixo e deixaram as farras de lado pra trabalharem de agentes secretos.

Devlin

devlin

Esse desenho animado de 1974 não é tão famoso, talvez por ser mais sério, dramático, em vez de ser voltado para ação ou comédia. Criado pelo estúdio Hanna-Barbera, era uma homenagem ao motociclista-stuntman Evel Knievel. Rendeu 16 episódios, centrados no motoqueiro de circo Ernie Devlin e seus irmãos Tod e Sandy. Entre um show de moto e uma apresentação ousada, resolviam alguns mistérios.

Confesso que não assisti a esse desenho quando era pequeno, mas as reprises da tv a cabo me deram a chance de conhecê-lo.

Sansão e Golias

samsonmotorbike youngsam

Nesse outro desenho da HB, o jovem sansão viajava numa scooter (que na época eu chamava de Lambreta) com seu cachorro. Ao juntar seus braceletes e berrar “Pela Força de Sansão”, ele se transformava num forte guerreiro e seu pacato animal virava o Gato Guerreiro, digo, um valente leão.

Eu não achava esse desenho lá grande coisa,  gostava mais do cachorro do que do leão e achava o Sansão meio gay. Mas a lambretinha até que era legal.

Esquadrão Marte

bikermicefrommars

Esse desenho é mais moderno, mas eu assisti poucos episódios, então não posso dizer se era legal ou não. Deve ter sido bom, porque ele foi feito originalmente em 1993, durou 3 temporadas e ganhou uma continuação mais moderna, em 2006.

A história é meio louca: Marte é povoada por ratos antropomórficos que adoram motociclismo. Tudo ia bem até que foram invadidos e dizimados pelos Plutarkianos. Apenas 3 ratos marcianos escaparam e caíram na Terra, buscando refúgio em uma garagem de Chicago. Descobrem então que os Plutarkianos já estão na Terra (liderados por um industrial disfarçado de humano) para roubar nossos recursos naturais.

Mas o que sempre me chamou a atenção nesse desenho foi o ótimo nome original : Ratos Motoqueiros de Marte! Esse nome me lembra aqueles filme B – ou Z – dos anos 50.

Juca Bala e Zé Bolha

motormouselogo

Gato e rato motorizados, ou seja, uma tentativa de fazer um Tom e Jerry mais radical ou moderno. O gato pilotava um carro de corrida e o rato pilotava uma moto “chopper”.

Pra mim, este era apenas mais um desenho idiota da Hanna-Barbera que passava na Bandeirantes. Embora a moto do ratinho fosse legal, não tinha como eu gostar desse tipo de desenho porque eu sempre torci pro gato, pro coiote, etc.

Detalhe: Juca Bala e Zé Bolha era spin-off de outro desenho meio doido: os gatos hippies da Turma da Gatolândia.

Akira

Kaneda_by_diogosaito akira

O grande marco do Anime no cinema, cultuado por muitos fãs e que deu início a uma onda de japamania a partir do seu lançamento (1988).
Eu confesso que não entendi nada. Também, pudera: tiveram que condensar uma complexa história desenvolvida durante 6 mangas em apenas 2 horas de filme. Mas visualmente o filme é realmente impressionante. Em especial as cenas envolvendo o protagonista Kaneda e sua moto super incrementada.
Uma versão live-action de Akira está programada pra ser lançada nos cinemas em 2011.

UPDATE:

Super Motoca

Confesso que nunca ouvi falar nesse desenho (Wonder Wheels no original). Ele teve 16 episódios produzidos pela Hannah-Barbera no final dos anos 70.
Estou acrescentando aqui na lista, afinal parece ser um desenho onde a moto é peça fundamental.

Como eu fiquei sabendo desse desenho? Comentário no twitter da @anapaulabertoni, capturado pelo bit.ly:
Top 7 Motocicletas dos Desenhos Animados: http://bit.ly/7T3R28 O cara esqueceu de Super Motoca (Wonder Wheels) http://bit.ly/5FZNF2 ! #Fail

Ganhei meu primeiro #Fail, mas fiquei sabendo que eu sou O Cara!

Postado por Tags: , , , , Categorias: Curiosidades, TV & Cinema
13

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

17 Comentários

  1. Macário disse:

    Também estou procurando o desenho das motos de uma roda só!!
    alguém lembrou????

  2. [...] do sucesso da lista Top Motos dos Desenhos Animados, eu havia prometido uma listagem semelhante com motocicletas live-action, ou seja, de seriados e [...]

  3. [...] do sucesso da lista Top Motos dos Desenhos Animados, eu havia prometido uma listagem semelhante com motocicletas live-action, ou seja, de seriados e [...]

  4. nightriderlopes disse:

    vi quase todos!aquela moto do akira é D+!o da super motoca era da moto maior lixão que se transformava na supermotoca,mas era um pouco burrinha!rs

  5. Giovani disse:

    olá pessoal estes de senhos me fez voltar ao passado, más tem um desenho de moto que não esta na lista. O desenho é sobre uma equipe de motoqueiros que andan numa moto de um roda só e estas motos tambem atirão. Se alguen lembrar do nome deixe um recado aqui blz um abração a todos

  6. RicCeSo disse:

    A super motoca tinha vida, o piloto era um pé-rapado que anda numa motinha caindo os pedaços mas quando ele apertava um botão a praticamente garelinha dele se transformava na super motoca e ele no herói galã

  7. Zord disse:

    Eu ja vi Super Motoca, alias, tinha uns 25 anos q não ouvia ou via pelo menos a imagem do desenho…putz, q saudade…

  8. humberto martins porto disse:

    maravilha voltei ao túnel do tempo!!! só faltou um sam o judoka….

    abços!!!

  9. Carol disse:

    Cadê a moto do Yassamo Minami aka Black Kamen Rider?
    A Battle Hopper ou a Road Sector ou sei lá como se escreve.
    *__* adoro “motoca”. ABS.

  10. Tranceman disse:

    Essa moto do Kaneda era tão foda que fizeram até uma versão real dela

    http://www.bbakira.co.uk/kanbike/bandaibike.htm

  11. Ricardo disse:

    É.,. Me senti criança novamente. Só não conheço do Esquadrão Marte para baixo..

Deixe uma resposta