Definitivamente, 2010 é o ano do Canadá. Primeiro, e mais importante, Montreal está recebendo a visita de uma grande colaboradora do NewsErrado. Além disso, a cidade de Vancouver irá sediar em fevereiro os Jogos Olímpicos de Inverno, mais precisamente entre 12 e 28 de fevereiro. Até o Brasil irá participar.

Mas o foco desse post não são os esportes e sim a identidade visual de Vancouver 2010.

Gostei muito do logotipo, que ao invés de recorrer à óbvia folha “maple”, usou como inspiração os inukshuk: esculturas de pedra dos inuit (os “índios esquimós” canadenses). É um logotipo bonito, simpático e que nos ensina algo sobre a cultura do país.

As cores também tem uma simbologia, mas aí já recorrem ao discurso tradicional: o azul e o verde são a costa, o laranja é o sol, etc. O importante é que ficaram bonitas.

Já os cartazes da competição mesclam o azul do gelo com o verde das florestas canandenses. Sem esquecer da ação e movimento dos esportes, inclusive para-olímpicos. Achei-os bonitos também.

Os ícones para cada esporte, os chamados Pictogramas, não apresentam grande novidade, mas são mais bem feitos que aqueles bonequinhos que o jornal O Globo costumava publicar.

Não posso dizer que tenha gostado dos mascotes. Pelo simples motivo de serem mais de um. Pra mim o mascote tem que ser sempre único. Não sei quem inventou essa história de uma manada de mascotes, mas não gosto. Prefiro um único bichinho ou criatura, carismático e fofo, que crie uma identificação com os jogos, a cidade e o público. Se tivessem ficado só com um deles, talvez o Quatchi, estaria ótimo.

Caso tenha gostado da identidade visual dos jogos de Vancouver 2010, veja mais informações no site oficial , que conta com wallpapers e mini-games. A wikipédia sempre tem informações úteis também.

Postado por Tags: , , , , , Categorias: Esporte
8832

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

1 Comentário

  1. Cíntia disse:

    Bonito post!!
    E adorei a referência à minha pessoa 😀

Deixe uma resposta