O mundo católico celebra hoje o dia de São Sebastião (na Grécia, essa comemoração se dá em 18 de dezembro). Ele é um dos santos militares, tendo entrado no exército romano como um simples soldado e chegado até capitão da guarda pretoriana. Cristão, ele ajudava a converter prisioneiros e oficiais, além de realizar milagres em vida. Descoberta sua condição de cristão, o imperador mandou executá-lo com diversas flechadas. Dado como morto, ele sobreviveu e novamente teve sua morte ordenada, dessa vez espancado e trespassado por uma lança.

Ele é o santo patrono dos atletas, soldados e arqueiros, além de padroeiro de diversas cidades: Rio de Janeiro (onde o dia 20 de janeiro é feriado), Três Rios, Xapuri, entre outras no Brasil, e também no exterior como San Sebastian (Espanha), Qormi (Malta), Caserta (Itália), etc.

Na Umbanda, que costuma ter correlações entre suas divindades e os santos católicos, São Sebastião é representado por Oxossi.

Nas artes, foi bastante retratado na Renascença, com destaque paras as pinturas de Andrea Mantegna, na literatura e até no cinema, com um filme de 1949 e outro de 1961.

São Sebastião

Para saber mais: Velhos Amigos, Wikipedia em português, Wikipedia em inglês, Catholic online (inglês)

Postado por Tags: , , , , Categorias: Curiosidades, Utilidades, Variedades
8980

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

1 Comentário

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Matheus Paviani, Antonio Carneiro. Antonio Carneiro said: Novo Post: 20 de Janeiro: Dia de São Sebastião (http://bit.ly/6VQTRV) […]

Deixe uma resposta