Depois de marcar presença na neve de Montreal, o NewsErrado agora deixa sua marca nas areias de uma praia do sul do Brasil: Laguna! Da neve do Canadá diretamente para as areias quentes do Brasil.

Laguna, em Santa Catarina, é famosa (e eu arriscaria dizer nacionalmente famosa) pelo carnaval. Li que tem o melhor carnaval de rua da região sul do país.

Mas nem só de carnaval vive a cidade. Laguna é historicamente importante: no centro da cidade tem o marco de Tordesilhas: um monumento que marca o ponto de passagem da linha imaginária acertada no Tratado de Tordesilhas, em 1494, separando as terras de Portugal à leste e Espanha à oeste.

Laguna também é conhecida como a terra natal da heroína Anita Garibaldi, tendo preservado no seu centro histórico a casa onde a moça viveu, além de ter um museu que leva o seu nome no prédio onde foi proclamada a República Juliana em 1839. Deu pra ter noção que a cidade é antiga, né? É o terceiro município mais antigo de Santa Catarina.

Outros pontos turísticos (e muito apreciados por não-turistas também!!) são a Fonte da Carioca, também chamada de Fonte dos Namorados, e diz o ditado que “quem bebe desta água sempre retorna a Laguna e seus amores”.

A estátua Nossa Senhora da Glória, no Morro da Glória é uma atração à parte: localizada no Mar Grosso, lá de cima se tem uma vista panorâmica da cidade e das praias. Simplesmente lindo.

A Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos tem em seu interior uma linda decoração típica dos idos anos de 1800, banhada a outro, pedras, etc…

E a praia, onde entra nessa história? Laguna abriga diversas lindas praias:

  • Praia do Mar Grosso

É a praia mais próxima do centro da cidade é a mais freqüentada do município. Com 3 quilômetros, estende-se em meio a um desenvolvido balneário com bares, hotéis, restaurantes e lojas.

  • Praia do Gi

Com 6 quilômetros de extensão, esta praia encontra-se fixada numa pequena elevação de terras e rochas denominada Ponta do Gi.

  • Praia da Tereza

Distante três quilômetros da balsa, é excelente para os que desejam momentos de descanso à beira mar.

  • Praia da Galheta

Praia para quem procura paz e harmonia com a natureza. É bastante procurada por surfistas e veranistas. Possui bares, restaurantes e sambaquis.

  • Prainha do Farol

Também conhecida como prainha. É conhecida internacionalmente graças à presença do Farol de Santa Marta. O surfe é muito praticado pela juventude. Possui restaurantes e boas pousadas.

  • Praia do Sol

Praia bonita e tranqüila com uma urbanização de qualidade abriga um balneário bem planejado. Local ideal para morar e viver.

  • Praia do Iró

Fica entre a praia do Gi e do Mar-Grosso. A pequena faixa de areia e rochas cor-de-rosa cativam pela sua beleza e rusticidade.

  • Praia Molhes da Barra

Localizada ao lado da praia do Mar-Grosso possui ótimas formações de ondas devido aos molhes. Ideal para o surfe e pesca.

  • Praia dos Botos

Localizada na margem norte do canal dos molhes, suas águas tranqüilas oferecem o espetáculo da pesca com auxílio dos botos e passeios de escuna e bote.

  • Praia do Seis

Um lugar tranqüilo na margem sul do canal dos molhes com diversos bares e restaurantes onde são servidos deliciosos pratos com frutos do mar.

  • Praia do Tamborete

Também conhecida como praia da ponta, localiza-se junto ao molhe sul, sendo muito procurada para acampamentos, prática de surfe e pesca submarina.

  • Praia do Gravatá

Praia totalmente agreste. O acesso é feito a pé. No trajeto é possível encontrar o butiá, saboroso fruto da região, árvore símbolo do município.

  • Praia do Maneloni

Também conhecida como praia do siri, situa-se após a prova do Gravatá (o acesso é feito a pé). Logo após a faixa de areia há um costão com 40 metros de altura.

  • Praia do Ypuã

Também conhecida por ilhota, vem logo a seguir à praia da Tereza é muito freqüentada por turistas que apreciam sua beleza. Foi urbanizada recentemente.

  • Praia Grande

Localizada entre a praia da Galheta e a Prainha do Farol de Santa, em sua extensão possui grandes dunas que possibilitam a prática do sandboard.

  • Praia da Cigana

Freqüentada por pescadores e banhistas que gostam de lugares sossegados no sentido Norte-Sul. É a última praia de Laguna passeio imperdível.

  • Praia de Cabeçuda

Próxima ao trevo de Laguna e à beira das lagoas de Santo Antônio e Imaruí é bastante procurada pelos veranistas da região e pelos moradores da localidade.

Viu quanta coisa supimpa tem pra ver e aprender em Laguna?

O NewsErrado anda passeando por aí… E você, por onde tem andado?

(informações e imagens  do site da prefeitura de Laguna)

Postado por Tags: , , , Categorias: Arte & Cultura
9131

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

6 Comentários

  1. Stan disse:

    Esse blog é véi pra carai. Pensei que tinha morrido. É do meu tempo, parabéns!!!

  2. Leandro disse:

    Nem eu sabia que laguna tinha tantas praias! que coisa, nao?
    Mas ainda gostei mais da foto da neve de Montreal.

    Falta uma no deserto, e outra na grama de uma montanha bem verdinha.
    bjs

  3. Ricardo disse:

    Nossa, quantas praias e quanta história pra um lugar só…
    Li que a grafia correta é “Município de Laguna” pra diferenciar do nome comum. Outra curiosidade/informação legal é que o Farol de Santa Marta é o maior das Américas e o terceiro maior do mundo em alcance.
    Sem dúvida, um belo lugar a ser visitado. =)

  4. […] This post was mentioned on Twitter by André Moreira and Antonio Carneiro, Antonio Carneiro. Antonio Carneiro said: Novo Post: NewsErrado em Laguna (http://bit.ly/bwyS2q) […]

Deixe uma resposta