A agência indiana de publicidade Mudra Group, elaborou essa campanha sob encomenda do departamento de polícia de trânsito de Bangalore, na Índia: Não fale enquanto eles dirigem (Don´t talk while he / she drives).

A campanha se destaca não apenas por tentar chocar com o sangue e violência mostrados, mas porque tem o foco não no motorista e sim nos amigos e familiares de quem está digirindo. O que é certíssimo, já que a responsabilidade deve ser compartilhada: se você sabe que a outra pessoa está ao volante e ainda assim continua conversando, você também é culpado por um eventual acidente.

Segundo pesquisa realizada na Austrália por uma empresa de seguros, motoristas que usam celular enquanto dirigem são quatro vezes mais sucetíveis de se envolver em um acidente grave. A pesquisa, ao contrário de estudos anteriores, não usou dados dos boletins de ocorrência e sim informações obtidas diretamente com as companhias telefônicas (foi  a recusa dessas empresas nos EUA em divulgar seus dados que fez com que a pesquisa não pudesse ser realizada em território norte-americano). A empresa de seguros comparou os registros de uso do celular da pessoa que se acidentou com seu próprio uso do celular na semana anterior, ou seja, cada motorista foi seu próprio grupo de controle.

As condições climáticas não influiram no resultado: 75% dos acidentes se deram com tempo bom. Praticamente 9 entre 10 ocorrências foram colisões com outro veículo e mais da metade dos acidentes se deram dentro dos primeiros 10 minutos da “corrida”.  Não houve diferença significativa do resultado entre homens e mulheres ou por faixa etária.

Curiosamente, este estudo sugere ainda que o uso do viva-voz não irá necessariamente aumentar sua segurança, pois foi constatado que falar ao telefone aumentou o risco de acidentes mesmo entre quem não usava as mãos para segurar o aparelho.

Fonte: @RapaduraMan, Offline e Wired

PS: Procurei no site da polícia indiana essa campanha, mas a única menção que vi no sentido de aconselhar os motoristas a não falarem no telefone celular foi a imagem abaixo, beeem mais suave! Não sei se a campanha ainda não foi lançada ou se já saiu do ar. Não acho que seja fake, o logotipo da polícia nas propagandas acima é o mesmo  que aparece no site. De qualquer forma, o importante é a mensagem principal: não fale enquanto eles dirigem!

Postado por Tags: , , , , , Categorias: Propaganda, Utilidades, Variedades, Veículos
10475

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

1 Comentário

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Antonio Carneiro. Antonio Carneiro said: Novo Post: Não fale enquanto eles dirigem (http://bit.ly/btjvuM) […]

Deixe uma resposta