Hoje li diversas mensagens no twitter sobre o Dia do Orgulho Nerd e o Dia da Toalha. Eu adoro Douglas Adams, tenho os 5 livros da “trilogia” (em inglês e português!) e já fiz post sobre o Dia da Toalha no ano passado. Assuntos nerds em geral também não faltam aqui: de Star Trek à Star Wars, passando por super-heróis e quadrinhos.

Mas o que fiquei chateado é que não vi nenhuma mensagem sobre o Dia Nacional da Adoção. Especialmente quando não completou nem um mês que o STJ decidiu que casais homossexuais poderiam adotar crianças. E quase simultaneamente, uma ex-procuradora é presa acusada de humilhar e torturar uma criança de 2 anos que adotou. Ou seja, o que não falta é assunto para se discutir sobre este tema.

De acordo com o Conselho Nacional de Justiça, existem cerca de 4.000 crianças aptas para adoção no Brasil, e 25.000 pretendentes a adotar. Aparentemente, seria um cenário excelente. Mas na realidade, os pequeninos demoram muito para serem liberados para uma família, isso quando são. Claramente, o processo de seleção e análise atual precisa ser repensado.

Menos burocracia, menos preconceito (tanto das autoridades como das famílias), porém mais critério. É preciso agilidade e cuidado ao mesmo tempo. E os controles não devem ser apenas antes da adoção: talvez um acompanhamento mais atencioso pós-adoção tivesse evitado um abuso como o da ex-procuradora.

A notícia boa é que existem 25.000 pessoas querendo adotar crianças. A má é que não existem apenas as 4.000 crianças consideradas aptas. São mais de 50.000 vivendo atualmente em abrigos, esperando pela chance de ter um lar.

Esse post não tem a pretensão de trazer todas as respostas, apenas convidar nosso visitante a pensar nessa questão muito importante. Recomendo a leitura dessa reportagem da eBand sobre o Dia Nacional da Adoção e desse post do Conversa de Menina sobre o mesmo assunto. Vamos refletir sobre o que queremos e podemos fazer a respeito. Vamos deixar nossa toalha e o dvd de Star Wars para outro dia, certo?

Postado por Tags: , , Categorias: Curiosidades, Editorial
10607

Comentários do Facebook

Possuímos dois sistemas de comentários, você pode escolher o que mais lhe agrada. :-)


Comentários do Blog

1 Comentário

  1. […] This post was mentioned on Twitter by André Lasak, Antonio Carneiro. Antonio Carneiro said: Novo Post: 25 de maio: largue a toalha e acolha uma criança (http://bit.ly/bE86dL) […]

Deixe uma resposta